CGM/SP participa de reuniões técnicas promovidas pelo Banco Mundial, sobre controle interno e auditoria

 A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) participa, esta semana, de reuniões dos grupos de trabalho “Internal Control Working Group” e do “Audit in Practice Working Group”, em Skopje, na Macedônia, sudeste da Europa. O convite para participar do evento foi da Rede de Aprendizagem Assistida por Pares de Gestão de Despesas Públicas - Comunidade de Práticas de Auditoria Interna (PEMPAL/IACOP). O Controlador Geral do Município, Gustavo Ungaro, Membro Titular e ex-Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) participa, assim como o atual Presidente do Conselho, Leonardo de Araújo Ferraz, Controlador Geral do Município de Belo Horizonte.

Os grupos de trabalho organizados pela Comunidade de Práticas de Auditoria Interna (IACOP) da PEMPAL têm o objetivo de compartilhar experiências e identificar soluções para desafios relacionados à implementação de reforma de auditoria interna no setor público. A IACOP oferece apoio aos países, apresentando sistemas de auditoria modernos e eficazes que possam atender aos padrões e melhores práticas internacionais para a boa governança e a prestação de contas.

Nos quatro dias de evento são discutidos vários temas relacionados ao controle de riscos corporativos e princípios relacionados ao setor público, além de planejamento de uma auditoria interna, o trabalho de campo, expectativas, desafios, métodos e resultados. Também foi aprovado um guia de planejamento do trabalho de auditoria.

Para o Controlador Geral Gustavo Ungaro, "a participação das Controladorias brasileiras nestes grupos de trabalho propicia avaliar os melhores parâmetros internacionais, as vantagens e dificuldades de sua aplicação, para um controle interno ainda mais eficiente e capaz de contribuir para os resultados da moderna gestão pública democrática".
Planeja-se a realização de seminário especializado na cidade de São Paulo, em iniciativa conjunta com CONACI, Banco Mundial e PEMPAL/IACOP.

PEMPAL/IACOP

A Rede de Aprendizagem Assistida por Pares de Gestão de Despesas Públicas (PEMPAL) foi criada em 2006 com assistência do Banco Mundial para apoiar as reformas da gestão das finanças públicas em 23 países da Europa e região da Ásia Central, incentivando o reforço da capacidade e o compartilhamento de conhecimento. A Rede reúne profissionais que trabalham em três comunidades de prática, orçamento, tesouraria e auditoria interna. A Comunidade de Práticas de Auditoria Interna (IACOP) realiza reuniões regulares e seus participantes compartilham experiências e identificam soluções para os desafios prioritários relacionados às reformas de auditoria interna no setor público.