Controladoria Geral do Município capacita servidores públicos sobre Conduta Funcional e Ética

 A Controladoria Geral do Município (CGM), por meio da Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI), mantém capacitações de servidores públicos com cursos realizados na EMASP (Escola Municipal de Administração Pública) da Secretaria Municipal de Gestão. Nesta quinta-feira (02/08) os agentes públicos participaram do curso “Código de Conduta Funcional e a Ética no Exercício da Função Pública”, ministrado pelos servidores da COPI, Jaqueline de Oliveira e Danilo Montingelli. Cerca de 30 servidores públicos participaram do curso que foi ministrado na sede da EMASP Álvaro Liberato Alonso Guerra.

O curso teve o objetivo de oferecer aos servidores públicos uma reflexão sobre o que significa uma conduta ética, as leis que regulamentam esse tema na administração pública, além de apresentar situações do dia a dia. A ação, com duração de 4 horas, foi dividida entre a parte teórica, com a introdução ao conceito de ética, o código de conduta funcional, apresentações de vídeos para a consolidação de noções do tema, discussões relacionadas a assédio moral e assédio sexual, além de dinâmicas em grupo.

Jaqueline de Oliveira, diretora da Divisão de Promoção da Ética da COPI, enfatizou que o curso trata, além da legislação do código de conduta funcional e da ética no trabalho, de questões relacionadas ao conflito de interesses. “As atividades são pautadas sempre no que é melhor para a municipalidade. Como o servidor pensa e reflete antes de tomar uma decisão que é de interesse público”. Jaqueline ressaltou que o trabalho da Coordenadoria de Promoção da Integridade é de prevenção por meio da informação e da orientação. “Nós trabalhamos a prevenção em cima de conhecimento. E não é só conhecer a legislação vigente, mas também entender o trato humano, traduzindo a linguagem jurídica para a realidade do servidor”.

Danilo Montingelli, coordenador da Divisão de Promoção de Ética, disse que o curso tem a finalidade de passar uma visão filosófica do que é a ética para que os servidores entendam o conceito e discutam o tema. “Nós percebemos que existe um desconhecimento das pessoas dos nossos códigos, legislações e dos instrumentos que elas têm para operar e prestar o serviço para o munícipe. Vemos que muitos têm a boa vontade, mas ainda falta conhecimento técnico específico para que os servidores lidem melhor com essas questões”.

E foi exatamente para ampliar seus conhecimentos que a servidora pública Rita Padilha se inscreveu para o curso desta quinta-feira. Rita trabalha na Supervisão de Diversidade Cultural, da Secretaria de Cultura e acredita ser muito positivo participar de cursos como este. “Nós lidamos com pessoas e eu percebo um despreparo que chega a causar constrangimentos até entre os colegas de trabalho. Acredito que vou ampliar muito minha visão sobre o assunto, não só como servidora, mas também como pessoa".

O servidor público Lauro Gourlart, que faz parte do setor de fiscalização de obras, comércios e limpeza pública da Subprefeitura da Sé, concordou com o posicionamento da colega. “Eu trabalho diretamente com o atendimento ao público e nem sempre sou bem recebido. Para mim é muito importante conhecer as necessidades da Prefeitura e atuar segundo a lei. É minha obrigação saber como agir de forma ética e com bom senso”.

Novidade

Até o final de 2018, o curso “Conduta Funcional e a Ética no Exercício da Função Pública” terá 8 horas de duração. Segundo os responsáveis pelo trabalho, dentro das avaliações efetuadas após os cursos, ficou evidente a necessidade de mais tempo para ouvir e trocar informações. A proposta é ampliar a parte teórica e filosófica e também as dinâmicas de grupo para melhor compreensão do tema discutido.