CGM promove audiência pública para reformulação do Portal da Transparência

Além da promoção da transparência, com indicadores e dados da administração pública direta e indireta, o objetivo da nova plataforma é ter uma linguagem mais cidadã e arquivos em formato aberto

Na manhã de hoje (13/05), a Controladoria Geral do Município realizou uma audiência pública para discutir a reformulação do Portal da Transparência da Cidade de São Paulo. O evento, que ocorreu no auditório da Galeria Olido, região central, reuniu profissionais da área de Tecnologia da Informação, munícipes, servidores públicos e representantes das empresas que têm interesse em participar do processo licitatório.

O objetivo principal do encontro foi levantar aspectos do mercado e esclarecer detalhes sobre as principais ferramentas e especificações técnicas que constarão na licitação da nova plataforma.

De acordo com Fernanda Campagnucci, coordenadora de Promoção da Integridade da CGM, a audiência pública antecede a construção do Termo de Referência. "É importante que o documento seja bem elaborado e contenha exatamente o que precisamos".

Ela ainda explica que ter um Portal da Transparência para divulgar dados públicos não significa ser transparente: "O usuário precisa entender o conteúdo e ter liberdade para trabalhar com os dados disponíveis. Isso é transparência".

Pensando nisso, a ideia é que o novo portal seja construído em formato aberto, tenha uma interface mais amigável, atenda requisitos de acessibilidade e possua uma versão mobile, mais filtros de busca e dados georreferenciados, entre outros pontos.

Essa foi a terceira etapa do processo de reformulação do Portal da Transparência. A primeira foi realizada em outubro de 2013, durante uma das edições do Café Hacker. Já a Consulta Pública, realizada de 23/02/2016 à 13/03/2016, foi a segunda etapa da iniciativa.

 

Para conferir o material exposto no dia do evento, clique aqui

 

Imagens

Foto 1 

Foto 2

Foto 3 

Foto 4