CGM reúne servidores públicos para participarem da construção da Rede INFO

Oficina participativa sobre acesso à informação contou com a presença de funcionários públicos de diversos órgãos do governo municipal

Nessa quinta-feira (14/04), a Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP), por meio da Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI), promoveu um encontro de servidores, com os objetivos de reunir ideias para a construção da ‘Rede dos Agentes Públicos pelo Acesso à Informação na Prefeitura de São Paulo’ (Rede INFO) e levantar as principais dúvidas e sugestões dos servidores sobre acesso à informação.

A Rede INFO é uma iniciativa que busca promover atividades formativas, articulação e alinhamento das ações de transparência entre os servidores que trabalham com a temática na Prefeitura de São Paulo.

O evento, que ocorreu no Laboratório de Mobilidade Urbana e Protocolos Abertos (MobiLab), foi aberto a todo o efetivo da PMSP, mas foram especialmente convidados a participarem os funcionários que lidam diretamente ou indiretamente com o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic) e outros aspectos da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Segundo a coordenadora de Promoção da Integridade da CGM, Fernanda Campagnucci, o fortalecimento das ações de transparência vêm de um aprendizado mútuo. “Nós oferecemos Oficinas sobre a Lei de Acesso à Informação, para que a sociedade saiba elaborar bons pedidos ao governo municipal. Agora, a ideia é capacitar os servidores, para que eles enviem boas respostas aos questionamentos realizados”, explicou.

Ao longo do encontro, os servidores foram divididos em cinco grupos, com mediadores da própria CGM, para a discussão e levantamento de sugestões sobre os seguintes temas:

- Sistema e-Sic;
- Fluxo do Acesso à Informação;
- Transparência Ativa;
- Tratamento das Informações;
- Canais de Atendimento.

Alguns dos pontos elencados foram: prazos curtos para a inserção de respostas no Sistema e-Sic, pois a contagem ocorre em dias corridos; criar um manual para o tratamento de informações pessoais e sigilosas; unificação dos canais de atendimento, entre outros.

Nos próximos dias, a equipe de COPI fará a consolidação das ideias, críticas e sugestões levantadas e enviará uma devolutiva em formato de manual com orientações a todos os participantes do evento.

De acordo com o chefe de gabinete da CGM, Daniel Lamounier, o município de São Paulo sempre é nota dez em transparência nas pesquisas nacionais e isso só é possível graças ao trabalho executado por todos os servidores da PMSP.

Imagens

As fotos ficarão disponíveis para download pelo período de 30 dias. O crédito deve ser: CGM-SP.

Foto 1 

Foto 2 

Foto 3 

Foto 4 

Foto 5 

Foto 6 

Foto 7 

Foto 8