Oficina da CGM capacita servidores para prevenção de conflito de interesses

Objetivo é orientar aplicação do Código de Conduta Funcional; primeira edição foi exclusiva aos funcionários do órgão

A Controladoria Geral do Município inaugurou nos dias 3 e 10 de março o processo de formação de agentes públicos municipais para a implementação e disseminação do Código de Conduta Funcional (CCF). Participaram das primeiras turmas os próprios servidores da Pasta.

Promovido pela Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI), o curso tem por objetivo estimular os agentes públicos a debaterem sobre ética, a partir de situações concretas sobre a conduta funcional no dia a dia da administração.

De acordo com a diretora de Promoção da Ética da CGM, Luciana Tuszel, o Código de Conduta Funcional da Prefeitura, implantado por meio do Decreto Nº 56.130/2015, não esgota a possibilidade de conflitos de interesse existentes no cotidiano do servidor, por isso, a importância da análise de casos variados. “Não há uma receita pronta para cada situação que acontece. O documento determina apenas um padrão mínimo do que o servidor pode ou não fazer”, explica.

Ainda segundo Luciana Tuszel, pessoas honestas podem ser levadas a tomarem decisões erradas, uma vez que fatores externos - como o tipo de liderança e a rotina de um departamento - podem influenciar diretamente nessas situações.

“É aqui que entra o Código. Essa ação, que vem para complementar as ações repressivas no combate à corrupção, faz parte do conjunto de medidas preventivas, que atuam na educação, nas mudanças para melhorar o ambiente de trabalho, na promoção do diálogo e da escuta qualificada”, explica.

Como parte da metodologia, os funcionários foram divididos em grupos para análise de casos distintos. Os objetivos eram identificar os problemas, levantar soluções e possíveis consequências dos conflitos apresentados.

O treinamento contou com a participação da Coordenadora de Promoção da Integridade da CGM, Fernanda Campagnucci, e do chefe de gabinete da Pasta, Daniel Lamounier.

Imagens

As fotos ficarão disponíveis para download pelo período de 30 dias. O crédito deve ser: CGM-SP.

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6