Café Hacker: encontro discute novo Portal da Transparência da PMSP

Evento ocorreu no Laboratório de Mobilidade Urbana e Protocolos Abertos (Mobilab)

Na manhã da última sexta-feira (04/03), a Controladoria Geral do Município de São Paulo promoveu mais uma edição do Café Hacker, iniciativa que busca aproximar governo e sociedade, além de fomentar a participação social nas tomadas de decisão.

Nesse encontro, o objetivo foi levantar sugestões para o processo de construção do novo Portal da Transparência da Prefeitura, que está aberto para Consulta Pública até o próximo domingo (13/03).

De acordo com a coordenadora de Promoção da Integridade da CGM, Fernanda Campagnucci, o processo participativo é a melhor forma de aprimorar esse tipo ferramenta. “Queremos atender as reais necessidades dos cidadãos. Nem tudo o que é disponibilizado é totalmente transparente. Por isso, queremos um conteúdo mais acessível”, explicou.

Para iniciar as discussões sobre o assunto, o diretor de Transparência Ativa da CGM, Renato Mataruco, explicou como se estrutura o modelo atual, que é dividido em ‘Contas’, ‘Funcionalismo’, ‘Subprefeituras’, ‘Administração Indireta’, ‘Acesso à Informação’ e ‘Controle Social’.

O debate ainda contou com a participação do gerente de projetos ágeis da PRODAM (empresa que administra o Portal da Transparência), Mário Kodato, do engenheiro Diego Rabatone, da área de ciência da computação e integrante da Transparência Hacker; e da professora da Universidade de São Paulo (USP) Gisele Craveiro, que coordena o Co-Laboratório de Desenvolvimento e Participação (COLAB-USP) e coopera com outros projetos da CGM, como o ‘Diário Livre’.

Para apoiar o processo de reformulação do Portal, o COLAB-USP desenvolveu um Documento de Diretrizes de Transparência, também disponível no link da Consulta Pública.

Após uma atividade em grupo, os participantes da 14ª edição do Café Hacker levantaram várias sugestões para o novo projeto do Portal: disponibilização dos contratos em outras extensões, implantação de outros filtros nos mecanismos de busca, inclusão de mapas e dados georreferenciados, padronização de dados e terminologias, transformação automática de transparência passiva em ativa, entre outros pontos.

Todas as contribuições foram registradas, terão sua viabilidade analisada e ficarão disponíveis no Blog do Café Hacker.

Fique por dentro

O Café Hacker, promovido pela CGM em parceria com outros órgãos, reúne pessoas interessadas em conhecer informações que estão sob a guarda da PMSP e representantes do poder público, que lidam diariamente com esses dados, mas nem sempre conhecem as necessidades e demandas da população que quer acessá-las.

Desde agosto de 2013, foram realizados catorze encontros, com público estimado de mais de mil pessoas, contando a presença física e o acompanhamento pela internet.

Vale ressaltar que qualquer cidadão pode sugerir um tema de debate. Para isso, basta acessar: cafehacker.prefeitura.sp.gov.br

Imagens

As fotos ficarão disponíveis para download pelo período de 30 dias. O crédito deve ser: CGM-SP.

Foto 1

Foto 2 

Foto 3 

Foto 4 

Foto 5 

Foto 6 

Foto 7

Foto 8 

Foto 9 

Foto 10 

Foto 11 

Foto 12 

Foto 13 

Foto 14