CGM participa do lançamento do programa “Agente de Governo Aberto”

 
Na manhã de hoje (07/10), o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, lançou o programa Agente de Governo Aberto: uma iniciativa para estimular ações integradas de transparência e participação social.

O evento ocorreu no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e contou com a participação do Controlador Geral do Município, Roberto Porto e dos secretários municipais de Relações Internacionais e Federativas, Vicente Trevas, de Relações Governamentais, José Américo e de Cultura, Maria do Rosário Ramalho (em exercício).

De julho a agosto desse ano, os interessados em participar do programa puderam inscrever seus projetos em quatro categorias na plataforma SPCultura: ‘Transparência e Dados Abertos’, ‘Gestão Participativa e Mapeamento Colaborativo’, ‘Tecnologia Aberta e Colaborativa’ e ‘Comunicação em Rede’. Ao todo, foram cadastradas 250 propostas, oriundas das cinco regiões da cidade.

Após a análise das inscrições, foram selecionados 48 projetos, que devem criar condições para o desenvolvimento de uma cultura de participação, transparência e inovação tecnológica na cidade de São Paulo.

Cada agente de governo aberto trabalhará 10 mensais e receberá uma bolsa de R$ 1 mil por mês. As atividades serão realizadas nos próprios equipamentos municipais da capital paulista, como os Centos Educacionais Unificados (CEUs) e as Bibliotecas. Vale ressaltar que os projetos serão aplicados em duas etapas, com duração de seis meses cada. A primeira ocorrerá de novembro desse ano a maio de 2016 e a segunda, de maio a novembro de 2016.

Com o programa Agente de Governo Aberto, estima-se que 25 mil pessoas sejam capacitadas para utilizar as ferramentas de participação e transparência na capital paulista.

Para o Controlador Geral do Município, Roberto Porto, a PMSP está fazendo história: “A sociedade deve participar da construção de uma cidade melhor e mais transparente. Vamos deixar um legado muito importante com esse projeto”.

Segundo o prefeito Fernando Haddad, a CGM não poupa esforços para promover mais integração entre a sociedade paulistana e o governo municipal. “Nos próximos dias, por exemplo, a Controladoria divulgará todos os pedidos de informação que a Prefeitura recebeu e suas respectivas respostas”, afirmou.
A cerimônia de lançamento do programa ainda contou com a participação do Coordenador da São Paulo Aberta, Gustavo Vidigal, da Coordenadora de Promoção da Integridade da CGM, Fernanda Campagnucci e da diretora de Fomento ao Controle Social da CGM, Lindalva Oliveira.


O evento realizado nessa manhã no CCSP, também marcou o encerramento do ciclo de formação em governo aberto realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

Para mais informações sobre a São Paulo Aberta, acesse aqui.

 

As fotos ficarão disponíveis para download pelo período de 30 dias. O crédito deve ser: Mônica Casanova/CGM.

Foto 1 

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5