Ouvidoria registra queda nas reclamações

Balanço dos meses de abril e junho aponta uma queda de 16,6% nas estatísticas em relação ao primeiro trimestre e de 5,8% no comparativo com o mesmo período do ano passado

A Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo divulga o relatório do 2º trimestre de 2010 em cumprimento à Lei nº 13.167/01, que criou o órgão. Foram 3,951 reclamações, sugestões e elogios registrados entre os meses de abril a junho de 2010.

As estatísticas apresentaram uma queda em relação ao trimestre anterior (16,6%) e também no comparativo com o mesmo período do ano passado (5%). A Ouvidoria registrou uma queda brusca no mês de junho, o que impactou os números. Com os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, o atendimento foi restrito e com uma demanda bem menor por parte dos cidadãos paulistanos.

Entre as naturezas mais reclamadas, a maioria apresentou aumento em relação ao mesmo período do ano passado como Iluminação pública, Programa Leve Leite, Buraco em via pública e Perturbação do Silêncio (PSIU). Já Qualidade no atendimento, Jardinagem e Transporte Público tiveram uma queda nas estatísticas.

Ranking das mais reclamadas

As naturezas com maior número de reclamações são: Iluminação pública (776 protocolos); Qualidade no atendimento (460); Jardinagem (362); Leve Leite (229); Buraco em via pública (225); Perturbação do silêncio (182) e Transporte público (144). Jardinagem e Buraco em via pública são naturezas de competência das subprefeituras.

A Iluminação pública apresentou aumento no número de reclamações tanto no comparativo do primeiro trimestre (26%) quanto em relação ao mesmo período do ano passado (36%).

A estatística de Qualidade no atendimento teve uma queda de 24% em relação ao primeiro trimestre e também no comparativo com o mesmo período do ano passado (-36%). A pasta com maior número de reclamações é a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras com 82 protocolos, seguida pela Comunicação (58), Transportes (46), Finanças (45) e Saúde (30).

Jardinagem apresentou aumento em relação ao primeiro trimestre: 9%. Em contrapartida reduziu as reclamações no comparativo do mesmo período do ano passado: 13% a menos.

Leve Leite teve uma queda de 27% em relação ao primeiro trimestre e um aumento de 184 protocolos no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Buraco em via pública também teve uma queda em relação aos primeiros três meses do ano: 28% a menos. Por outro lado, os números subiram em 8% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Perturbação do silêncio (PSIU – Programa do silêncio urbano) se manteve estável em relação ao primeiro trimestre. Já no comparativo com o mesmo período do ano passado apresentou um aumento de 14%.

Transporte público apresentou queda nas estatísticas tanto no comparativo com o primeiro trimestre (2%) quanto em relação ao mesmo período do ano passado (32%).

Órgãos mais reclamados
A secretaria que reúne o maior número de reclamações é a de Serviços com 815 protocolos. Em segundo está a de Educação (470), seguida de Saúde (240). Em quarto está a SPTrans e a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, ambas com 192 registros.

Das subprefeituras, a que reúne o maior número de reclamações é a do Butantã com 103, seguida pela Lapa, com 93, seguida por Itaquera (85), Santana/ Tucuruvi (80) e Vila Mariana (75).

Confira a íntegra do relatório do 2º trimestre de 2010