Ouvidorias se reúnem para discutir melhorias no Sistema Ouvidor SUS

Encontro aconteceu na sede da Ouvidoria Geral do Município de São Paulo

Na manhã de hoje (23/02), a Ouvidoria Geral do Município de São Paulo recebeu em sua sede, na região central da cidade, representantes das ouvidorias Central da Saúde, da Autarquia Hospitalar Municipal, da Secretaria Estadual da Saúde e do Sistema Nacional de Ouvidoria do Ministério da Saúde.

O objetivo do encontro era, principalmente, discutir o aperfeiçoamento do Sistema Ouvidor SUS, que permite a disseminação de informações, o registro e o encaminhamento das manifestações dos cidadãos.

Ao longo da reunião, também foi possível realizar a troca de experiências entre as esferas municipal, estadual e federal.

Durante o encontro, a ouvidora central da saúde, Márcia Chaves, apresentou o relatório gerencial do órgão (relativo ao segundo semestre do ano passado) e falou sobre a importância da padronização dos serviços oferecidos. “Desde 2014, nós adotamos um Procedimento Operacional Padrão de treinamento e de inserção de demandas no sistema, assim como um fluxograma de atendimento telefônico”, explicou.

Segundo a ouvidora geral do município de São Paulo, Maria Lumena Sampaio, a Controladoria Geral do Município - nos termos da Lei Nº 15.764/13 - é o órgão central do Sistema de Ouvidorias, razão pela qual as atividades de articulação entre as mesmas reforça o papel de cada uma das unidades, bem como de todo o sistema. Ainda sobre o assunto, ela ponderou a importância das ouvidorias prestarem um serviço independente e não desperdiçarem as informações trazidas pelos munícipes.

O encontro contou ainda com a presença da coordenadora geral do Sistema Nacional de Ouvidoria, Maria Moro, a ouvidora da Secretaria Estadual da Saúde, Carmem Lúcia Piccirillo, o ouvidor da Autarquia Hospitalar Municipal, Carlos Alberto Santana, representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, entre outros.

Imagens

As fotos ficarão disponíveis para download pelo período de 30 dias. O crédito deve ser: Mônica Casanova/CGM.

Foto 1 

Foto 2

Foto 3