CGU desenvolve projeto de interação entre as Ouvidorias de todo o país

Em São Paulo, encontro Caravanas das Ouvidorias deve acontecer nos dias 23 e 24 de outubro

A Ouvidoria Geral da União, órgão ligado à CGU (Controladoria Geral da União), planeja realizar uma série de encontros entre as Ouvidorias públicas, conselhos e outros institutos de participação social, além de representantes dos movimentos e organizações da sociedade civil. O objetivo do projeto, intitulado “Caravanas das Ouvidorias: rumo ao sistema participativo”, é disseminar informações com foco na atuação sistêmica, escuta e troca de experiências sobre a realidade regional das Ouvidorias públicas brasileiras, conselhos, conferências e institutos de participação social.

Em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, e contando com o apoio do Departamento de Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (Doges/SUS), os encontros acontecerão em Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo e Amazonas, abrangendo, respectivamente, as regiões Centro-
Oeste, Sul, Nordeste, Sudeste e Norte.

Nessa quinta-feira (27), foi realizada, em Brasília (DF), uma reunião preparatória para o primeiro encontro, previsto para 24 e 25 de julho, em Cuiabá (MT). Durante a abertura oficial, o Ouvidor Geral da União, José Eduardo Romão, reforçou ser o projeto Caravanas das Ouvidorias “uma atividade a partir da interação organizada e qualificada das Ouvidorias, conselhos, conferências e movimentos sociais”.

Segundo a Ouvidora Geral do Município de São Paulo, Maria Lumena Sampaio, também presente ao evento, foi discutida a importância de as Ouvidorias Ativas articularem entre si para trocar experiências e aprimorar suas atividades.

“Com quase um mês de antecedência também foram validados os modelos de convite, formas de inscrição, enfim, todo o aspecto operacional para que o evento tenha uma organização acolhedora”, explicou Lumena.

O encontro do projeto Caravanas das Ouvidorias em São Paulo, previsto para acontecer nos dias 23 e 24 de outubro na sede da Ouvidoria Geral do Estado, deverá contar ainda com a participação do Controlador Geral do Município, Mário Spinelli.