Servidores de diversos setores da Saúde tiram dúvidas sobre e-SIC

Controladoria explica alcances e limites da Lei de Acesso à Informação e do Sistema de Informações ao Cidadão

Dando continuidade ao processo de capacitação dos servidores municipais com relação à Lei de Acesso a Informação (LAI) e à transparência nas ações da administração pública municipal de São Paulo, a CGM realizou no último dia 16, o segundo workshop de maio sobre a versão eletrônica do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) na Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Durante o encontro, o Assessor Especial da CGM, Fabiano Angélico, apresentou a Controladoria e suas diretrizes fazendo uma explanação sobre transparências passiva e ativa. O Assessor ressaltou a necessidade de todos os servidores conhecerem a LAI (Lei nº 12.527) e usá-la como guia de consulta para melhor atender as solicitações dos munícipes.

A Assessora Técnica da Coordenação Geral do e-SIC Cecília Pallota observou as respostas enviadas pela Pasta e orientou quanto à forma de elaborar um conteúdo que garanta um atendimento de excelência.

Os servidores sanaram suas dúvidas sobre o prazo de respostas; modelo de relatório sobre a classificação dos casos sigilosos; despesas geradas (cópias e mídias) por conta das solicitações, entre outras. Os funcionários que participaram do workshop integram um Grupo de Trabalho (GT) com representantes de 15 setores da Secretaria de Saúde e se reúnem quinzenalmente.

“A Secretaria tem feito um grande esforço para facilitar o fornecimento de informações aos cidadãos”, afirma Maria Cristina Abate, Assessora do Gabinete da SMS. “Todo esse envolvimento das equipes é muito produtivo”.

A Chefe de Gabinete da SMS, Maria Aparecida Perez, ressalta a importância do workshop. “Essa proximidade entre os servidores é a melhor forma de tirar dúvidas”, avalia. “O sistema é novo e a Secretaria se mobiliza para a questão da transparência”. Segundo Aparecida Parez, a capacitação é uma maneira de desburocratizar as relações entre servidores, evitar somente a troca de e-mails e valorizar o contato pessoal.

“Estamos passando por um grande processo de adaptação e encontros assim são importantes para o esclarecimento de dúvidas e alinhamento de informações”, informa Simone Rabelo, Assistente de Coordenação da COVISA (Coordenação de Vigilância em Saúde).

Para atender aos servidores usuários do e-SIC a Coordenação Geral do e-SIC disponibiliza o atendimento presencial, às terças à tarde, mediante o agendamento prévio através do telefone: 3334-7107 ou 3334-7178.