Qualidade no atendimento lidera ranking

Iluminação pública deixa de ser a mais reclamada pela segunda vez em 2009

A Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo divulga o relatório do terceiro trimestre de 2009 em cumprimento à Lei nº 13.167/01, que criou o órgão. Durante o período 3.940 protocolos foram registrados entre queixas, sugestões e elogios sobre os serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo. Houve uma queda no número de reclamações de 9% em relação ao mesmo período do ano passado e de 6% em relação ao segundo trimestre.

Ranking das mais reclamadas
As naturezas com maior número de reclamação no segundo trimestre de 2009 foram: qualidade no atendimento (634); iluminação pública (454); saúde ( 357); jardinagem (330); buraco em via pública (298); transporte público (205) e perturbação do silêncio – Psiu (184).

A estatística da Ouvidoria Geral é um reflexo de como o paulistano enxerga a cidade. O munícipe exerce seu papel de cidadão por meio da Ouvidoria, que formaliza essas manifestações com o objetivo melhorar a prestação de serviços na cidade, além de ser uma importante ferramenta de gestão aos administradores de cada órgão.

Qualidade no atendimento apresentou uma queda em relação ao trimestre anterior (-11%) e também em relação ao mesmo período do ano passado, quando havia 861 reclamações. No terceiro trimestre de 2009, foram registrados 634 protocolos divididos nos meses de julho (223), agosto (214) e setembro (197). A estatística abrange secretarias (582) e subprefeituras (52), sendo a pasta que reúne o maior número é a Secretaria Municipal da Saúde com 283 queixas. Na seqüência está a Secretaria Executiva de Comunicação com 64 e a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras com 52.

Iluminação pública deixa de liderar o ranking de reclamações da Ouvidoria – pela segunda vez em cinco anos – e apresentou quedas tanto em relação ao 2º trimestre de 2009 (117 protocolos) quanto ao mesmo período do ano passado (602). São 454 protocolos divididos em julho (157), agosto (176) e setembro (121).

Saúde ocupa a terceira colocação no ranking com 357 protocolos. Um breve aumento de 11 registros em relação ao segundo trimestre e uma queda de 82 queixas no comparativo entre o mesmo período do ano passado. As 357 reclamações apresentaram um aumento no mês a mês: julho (105), agosto (122) e setembro (130).

Jardinagem ocupa a quarta colocação no ranking com serviços de poda e neutralização de raiz, entre outros. A natureza apresentou uma queda de 84 protocolos em relação ao 2º trimestre de 2009, mas um aumento em relação ao mesmo período do ano passado: 95 registros a mais. Foram 330 reclamações divididas nos meses de julho (126), agosto (105) e setembro (99).

Buraco em via pública ocupa a quinta colocação no ranking com 298 protocolos. Foi a única entre as mais reclamadas que apresentou um aumento tanto em relação ao 2º trimestre (89 a mais) quanto no comparativo entre o mesmo período (144 a mais). A estatística mês a mês é:  93 em julho; 101 em agosto e 104 em setembro.

Transporte Público ocupa a sexta colocação no ranking das mais reclamadas com 205 protocolos, 8 protocolos a menos que o 2º trimestre de 2009. Por outro lado, houve um aumento de 115 registros em relação ao mesmo período do ano passado. A natureza registrou em julho 55 queixas; em agosto 76 e em setembro 74.

Perturbação do Silêncio (PSIU – Programa do Silêncio Urbano) continua em sétima colocação com 184 registros, um aumento de 25 protocolos em relação ao 2º trimestre de 2009. As reclamações apresentaram uma queda no mês a mês com: 67 em julho; 62 em agosto e 55 em setembro.

Atendimento por órgão
O Relatório da Ouvidoria Geral aponta as três primeiras naturezas mais reclamadas em cada órgão. A maior parte das manifestações dos paulistanos está relacionada à prestação dos serviços públicos, mas há o registro de sugestões e elogios que refletem a cultura da participação do cidadão que reside em São Paulo.

Das Secretarias e empresas, o órgão mais reclamado é a Secretaria Municipal da Saúde com 831 protocolos. Na seqüência está a Secretaria Municipal de Serviços com 482 e pela São Paulo Transportes S/A com 221. A peculiaridade está na pasta de Saúde que apresenta três grandes áreas de reclamação praticamente equivalentes: assistência à saúde, qualidade de atendimento e vigilância sanitária.

Das Subprefeituras, a que registrou o maior número de manifestações foi a de Butantã (119), seguida da Lapa (84) e Santana/ Tucuruvi (80).

Aperfeiçoamento
Durante o período foi realizado o colóquio sobre o PSIU (Programa do Silêncio Urbano) com Wanderley Pereira, diretor da Divisão Técnica de Fiscalização do órgão. A equipe técnica da Ouvidoria teve a oportunidade de conhecer o funcionamento, o vínculo administrativo, a base legal e a fiscalização.

No terceiro trimestre, a Ouvidoria recebeu uma visita internacional: Mate Szábo, Ouvidor Nacional de Direitos da Cidadania da Assembleia Nacional da Hungria. Recebeu também ouvidores de órgãos públicos como a ouvidora do Metrô, da Polícia Civil, e participou da assinatura da Portaria 390 da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, que instalou a Ouvidoria da Guarda Civil Metropolitana.

Devido o aumento da estatística da natureza Qualidade no atendimento, a Ouvidoria realizou o evento, em agosto, “Qualidade do atendimento ao usuários os serviços de saúde” com servidores da pasta.

No setor administrativo, a Ouvidoria iniciou mudanças no atendimento ao munícipe. Houve uma remodelação na qualificação dos equipamentos e do pessoal.

Confira o Relatório do 3º Trimestre de 2009 na íntegra aqui.