3º Encontro da Ouvidoria reúne mais de 130 pessoas

Evento proporcionou a reflexão e a discussão do tema Qualidade no atendimento

O 3º Encontro da Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo reuniu mais de 130 pessoas na manhã de terça-feira, 17 de novembro, no Auditório da Secretaria Municipal da Cultura, no Edifício Olido. Na ocasião, profissionais de áreas relacionadas a ouvidoria tanto do setor público quanto do setor privado discutiram a Qualidade no atendimento.

A abertura foi feita pela ouvidora geral da cidade de São Paulo, Maria Inês Fornazaro, que ressaltou a importância do tema no relacionamento com o cidadão e o usuário do setor público. Respeitá-lo é um requisito para chegar a um atendimento de qualidade.

O Painel 1 foi a Apresentação das atividades da OGM  – Ouvidoria Geral do Município, com Maria Lumena Sampaio, chefe de gabinete. Maria Lumena apresentou o embasamento legal da ouvidoria pública, contextualizou a abrangência da Ouvidoria da prefeitura de São Paulo na metrópole e conduziu à reflexão sobre um atendimento de excelência.

Após o intervalo, a consultora Sandra Naime abordou no Painel 2 a Qualidade no atendimento com a apresentação “Faça a diferença no atendimento”. Fez um apanhado histórico do surgimento dos SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e a criação do Código de Defesa do Consumidor, além de provocar a discussão do conceito “atender” e apresentar técnicas de um atendimento de qualidade.

O evento foi finalizado com a Oficina Na posição do usuário! com a consultora Maraci Pattaro, na qual os participantes puderam simular situações entre o cidadão/ usuário e as administrações públicas e privadas. As consultoras motivaram a discussão por meio da apresentação de filmes sobre o tema, o que propiciou a interatividade entre os presentes na oficina, cuja dinâmica envolveu a todos.