Vida ativa: 6 de abril celebra Dia Mundial da Atividade Física

Data também é dedicada à Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

Em 6 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. As duas datas visam fortalecer a união de atividade física com promoção de saúde e qualidade de vida.
Criado pelo Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Atividade Física tem o objetivo de combater o sedentarismo. De acordo com a organização, 1,4 bilhão de adultos não estão suficientemente ativos.

Ainda segundo a OMS, a falta de atividades físicas é um dos principais fatores de risco de morte por doenças não transmissíveis. A estimativa, feita em 2022, é que pessoas inativas tem um risco de morte entre 20% e 30% maior quando comparado àquelas que praticam atividades físicas.

De acordo com o inquérito Vigilância De Fatores De Risco E Proteção Para Doenças Crônicas Por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2023, realizado pelo Ministério da Saúde, na cidade de São Paulo 11,4% das pessoas acima de 18 anos entrevistadas afirmaram praticar atividade física moderada durante seus deslocamentos cotidianos, ao passo que 38,3% declararam praticar atividade física de forma insuficiente e 63% declararam estar acima do peso.

Recomendado para todas as idades

Independentemente da idade, atividades físicas são sempre recomendáveis e oferecem diversos benefícios. Entre aqueles comuns a todas as faixas etárias estão a diminuição do risco de obesidade, melhora na coordenação motora, melhora na qualidade do sono, melhora as funções cognitivas, fortalecimento de ossos e músculos, diminuição do estresse, e sintomas de ansiedade e depressão.

Rotina ativa

Exercícios são uma subcategoria de atividades físicas e são planejados, estruturados e repetitivos com objetivo melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico. Mas não são a única possibilidade. É possível ser mais ativo com tarefas rotineiras, como subir escadas, caminhar, carregar objetos, passear com animais de estimação, limpar a casa. Outros exemplos são:

No deslocamento: ao se deslocar para o local onde trabalha, para a casa de amigos, para o mercado, para a Unidade Básica de Saúde (UBS), shopping, farmácia, igrejas ou templos religiosos, entre outros, opte por fazer isso a pé ou de bicicleta para se manter fisicamente ativo.

No local de trabalho: você pode preferir subir escadas ao invés de usar o elevador. Também é possível ser ativo realizando atividades no seu trabalho, como plantar, regar, colher, pescar, limpar, varrer, se deslocar caminhando de um lugar a outro. Além disso, se o local oferece atividade física, participe de alguma ou procure locais próximos onde seja possível praticar atividade física.

Nas tarefas domésticas: contribuindo com as tarefas da casa, você também pratica atividade física. Exemplos: fazer jardinagem, varrer, passar pano, recolher o lixo e cortar a grama. Além disso, você pode passear com o animal de estimação, passear com o bebê e realizar brincadeiras ativas com as crianças também pode ser uma opção.

No tempo livre: caminhar, correr, nadar, pedalar, surfar, jogar futebol, vôlei, basquete, tênis.

É indicado experimentar diferentes tipos de atividade física para encontrar aquelas que você gosta mais. Afinal, fazer qualquer exercício no tempo e lugar em que for possível, é melhor que não fazer nada. E lembre-se de sempre respeitar os seus limites.

Rede municipal

Atividades que promovem saúde fazem parte da rotina dos equipamentos da rede municipal, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio do Programa Academia da Saúde, desenvolvido dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por exemplo, são oferecidos 18 Polos Similares da Academia da Saúde. Essas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, nos dois períodos, com práticas de atividades físicas, integrativas, ambientais, orientação nutricional e grupos de apoio contra o tabagismo e cultura de paz.

Para participar dessa estratégia de promoção da saúde e do cuidado, os interessados devem procurar a UBS mais próxima da sua residência, sem necessidade de agendamento. Acesse a lista atualizada dos 18 polos com endereço e atuais atividades realizadas. Seja uma atividade física, laboral ou de estudo, as portas estão abertas para a comunidade, principalmente os idosos.

Atividades físicas fazem parte das Pics

Dentre as Práticas Integrativas Complementares em Saúde (Pics), modalidade de cuidado integral com a saúde na qual o município de São Paulo é pioneiro, também há diversas atividades que utilizam exercícios físicos como estratégia terapêutica de unir corpo e mente. Exemplos são o tai chi pai lin, que integra movimentos corporais e medicina tradicional chinesa, a dança circular, que é uma dança em grupo, e yoga, prática de origem indiana. As Pics são oferecidas UBSs e Centros de Referência em Práticas Integrativas Complementares em Saúde (CRPics).