Saúde promove ações dedicadas ao Dia Internacional da Mulher

Praça das Artes, na região central, foi palco de atendimentos na última sexta-feira (8)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na última sexta-feira (8), a região central da cidade de São Paulo recebeu um grande evento dedicado ao atendimento do público feminino.

Concentrado na Praça das Artes, a programação contemplou ações de saúde, como conscientização de doenças, realização de exames, e atividades de socialização, como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), oficinas artísticas e rodas de conversa.

Paulete Secco Zular, coordenadora da Regional de Saúde Centro, revelou que a população é muito diversa e organizaram uma programação para atender todos os tipos de mulheres”.

De acordo com a profissional, além das moradoras da região, há a população que frequenta o centro da capital, composta de trabalhadoras que frequentam o território diariamente e utilizam os equipamentos de Saúde.

A munícipe Rosangela Pessegueiro, de 38 anos, recebeu auriculoterapia, participou da conscientização do combate à dengue e de sustentabilidade, achou o evento “maravilhoso”: “Todas as informações que eu tive aqui foram superacessíveis. A prefeitura está de parabéns”.

Uma das ações foi a atualização do violentômetro, uma ferramenta que auxilia as mulheres a identificarem diversos estágios da violência. Com o objetivo que o recurso seja mais representativo e ajude mulheres em diferentes contextos, agentes levaram um painel para anotar as sugestões das participantes.

A imagem mostra uma tenda com uma faixa laranja onde é possível ler os dizeres: "O que a mulher quer, a Prefeitura faz". No meio da faixa, está escrito "Acolhimento e orientações em saúde". No final, da faixa, há o símbolo da prefeitura de São Paulo. Em baixo, há diversas pessoas, na maioria mulheres, entre participantes do evento e profissionais de saúde.

Tenda da Saúde durante o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (Foto: Acervo SMS)

Atendimentos

A programação se estendeu por outras partes da cidade. Agentes de saúde apresentaram para mulheres os métodos contraceptivos disponíveis na rede, como por exemplo, o implante contraceptivo, o implanon.

No local, havia ainda a possibilidade de fazer uma consulta por telemedicina, dentro da necessidade do paciente. Olinda Pedro da Silva, de 78 anos, estava com dores nas costas, conseguiu passar por um atendimento e elogiou a programação: “Essa iniciativa é muito importante, tem toda a informação que a gente precisa”.

O evento compôs a agenda de atividades que aconteceram nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Ao longo do mês de março, diversas UBSs contarão com programação dedicada às mulheres. 

LEIA MAIS: Equipamentos de saúde têm programação especial em comemoração ao mês da mulher 

A foto mostra uma profissional da saúde, que é uma mulher de pele branca, cabelos pretos, usando óculos, máscara e jaleco branco, aplicando auriculoterapia em uma participante do evento, que está de costas e é uma mulher de pele negra, cabelo preto e curto, que veste uma camiseta rosa.

Munícipe recebe auticuloterapia durante o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (Foto: Acervo SMS)