Meditação: como a prática ajuda adolescentes a controlar a ansiedade

Meditar pode auxiliar no controle das emoções e na redução do estresse dessa fase da vida

A ansiedade durante a adolescência é muito comum, uma vez que essa fase da vida é repleta de conflitos, planos, anseios, provas e outras questões que colaboram para essa sensação. E a prática da meditação pode funcionar como um auxiliar no controle das emoções, além de ajudar a focar nos objetivos e melhorar o sono e a ansiedade.

Podemos classificar a meditação em ativa e passiva, sendo a primeira feita por meio da movimentação do corpo e segunda com a prática de se sentar imóvel e relaxado. As duas são benéficas para a saúde e o adolescente pode dar preferência à que mais lhe interessar.

Meditação passiva
Para praticar a meditação passiva, o ideal é que a pessoa se sente em uma cadeira, cama, sofá, chão ou qualquer lugar que ela se sinta confortável. Os pés devem estar bem apoiados e a coluna ereta. Uma forma de sentir a respiração para que ela possa ser mais bem controlada, é colocar as mãos em cima da barriga.

É indicada a respiração de três tempos, que consiste em inspirar e contar até três, segurar um pouco o ar nos pulmões e expirar contando até três. Quando a mente estiver em outro lugar, a pessoa deve trazer de volta para a contagem e movimentação do abdômen ao respirar. A meditação deve durar, no mínimo, dez minutos, a fim de acalmar a mente e reduzir o estresse.

Meditação ativa
Já no caso da meditação ativa, o corpo precisa estar em movimento, por exemplo, fazer uma caminhada lenta e silenciosa. Pode ser feita em um ambiente aberto ou fechado, com os pés descalços se desejar.

Existem três movimentos principais de caminhada lenta e silenciosa que são levantar o pé, movê-lo para frente e colocá-lo de volta para baixo. É recomendado manter os olhos fixos no horizonte, sem desviar o olhar. Toda a atenção deve ficar no movimento dos pés.

O objetivo da meditação ativa não é simplesmente ficar absorto na experiência sensorial, mas sim se tornar consciente de quaisquer reações emocionais que surgem durante a prática.

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