Evento 'Saúde Mais Perto da Mulher' acontece no CEU Cidade Dutra

Encontro ocorre nesta quarta-feira (13) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e busca trazer reflexões sobre a mulher em situação de vulnerabilidade

Por Dayane Teodoro

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul, em parceria com as cinco Supervisões Técnicas de Saúde (STS) e as Organizações Sociais (OS) e demais parceiros do território, realiza no dia 13 de março, o encontro “Saúde Mais Perto da Mulher”. O evento, no Centro Educacional Unificado (CEU) Cidade Dutra. é parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, no último dia 8.

Aberta ao público, a programação foi idealizada com o intuito de promover uma reflexão em relação às mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade no território da zona sul de São Paulo.

Haverá, por exemplo, a participação do Projeto Antonia, que faz intervenção social junto à mulher em situação de prostituição na região de Santo Amaro (STS SACA), além da presença confirmada da doutora Estefania Furrazzini Paulin, que é promotora da Vara de Vigilância Doméstica do Foro Regional de Santo Amaro. Palestras, rodas de conversa, exposições e espaços voltados ao esclarecimento de dúvidas com os profissionais da saúde também serão algumas das estratégias de abordagem a respeito do assunto no território.

Simultaneamente à programação que ocorrerá no auditório do teatro do CEU, os presentes no local também terão a oportunidade de se beneficiar com atividades que busquem aumentar a autoestima e o autocuidado das mulheres, assim como incentivar adoção de práticas mais saudáveis, com exercícios como Lian Gong e dança circular.

No local vai ser possível realizar teste rápido de HIV e sífilis e também será disponibilizada a vacina contra a febre amarela.

Para o público jovem haverá também uma sensibilização sobre gravidez na adolescência, mediada pela equipe do Projeto Adolescente Saudável (PAS) desenvolvido pela AstraZeneca, em parceria a Plan International. Já para encerrar o evento e programação, todos poderão contemplar a apresentação do Ballet Paraisópolis.

Acontece durante todo o mês

Desde o início do mês de março, as unidades de saúde da zona Sul, localizadas em Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, M’boi Mirim, Santo Amaro e Parelheiros estão se mobilizando e promovendo ações relacionadas ao Dia Internacional da Mulher.

As atividades vão desde a intensificação da coleta do exame de Papanicolau até ações que aumentam a autoestima e o empoderamento feminino.

Para saber mais a respeito dessas ações que estão ocorrendo na região, clique aqui e confira a programação completa:

Serviço:
“Saúde Mais Perto da Mulher”

Data: 13 de março  
Horário: 9h às 16h
Local: Centro Educacional Unificado (CEU) Cidade Dutra, localizado na Avenida Interlagos, nº 7.350, em Capela do Socorro.