Participe da construção de um novo Portal da Transparência para a cidade de São Paulo

De 23 de fevereiro a 8 de março, estará disponível consulta pública sobre requisitos técnicos, conceituais e conteúdos do futuro site; processo de desenvolvimento também será participativo.

O Portal da Transparência é o principal instrumento de disponibilização ativa de dados e informações governamentais e fundamental para o acompanhamento das políticas públicas do município. Para aprimorar essa ferramenta e torná-la mais efetiva para a população, com novas funcionalidades e maior acessibilidade, a Controladoria Geral do Município (CGM) dará início a um processo participativo para o desenvolvimento de um novo Portal.

De 23 de fevereiro a 8 de março, a população pode opinar em uma consulta pública sobre a adoção de novas ferramentas, conteúdos, além das melhores opções de requisitos técnicos que os participantes acreditem que devem estar contempladas na reformulação do Portal.

O objetivo da consulta é envolver a sociedade desde o início na concepção do projeto, para garantir que o Portal da Transparência reflita as demandas e necessidades dos diferentes usuários da ferramenta. Deste modo, podem ser enviadas contribuições tanto de caráter técnico quanto do ponto de vista da experiência de navegação de maneira geral, a quais conjuntos de dados você gostaria de ter acesso? Existe alguma linguagem de programação ou ferramenta que você recomenda para aprimorar a navegação do Portal da Transparência?

Além da consulta virtual, a CGM vai promover, também, um “Café Hacker” em 4 de março. O encontro presencial tem por objetivo reunir desenvolvedores, cidadãos, ativistas e pesquisadores para debater o projeto.