Fórum de Ouvidorias Municipais se reúne para avaliar edição do Caravanas

Grupo também levantou aspectos que serão levados ao XVI Congresso Brasileiro de Ouvidores e Ombudsman

O Fórum de Ouvidorias Municipais promoveu, no último dia 05, mais uma reunião. O encontro teve como objetivo trocar as impressões do evento Caravanas das Ouvidorias, realizado nos dias 23 e 24 de outubro na cidade de São Paulo e que contou com a participação e mais de 150 ouvidores de toda a região Sudeste do país.

O grupo reconhece que a ouvidoria brasileira está em construção e tirou aspectos fundamentais para que, durante a participação noXVI Congresso Brasileiro de Ouvidores e Ombudsman, previsto para acontecer entre os dias 11 e 13 de novembro na cidade de Recife (PE), essas posições se fortaleçam.

Durante o encontro, também foi disponibilizado um fluxograma básico de atendimento da Ouvidoria Geral como referência e ferramenta, ou seja, um importante subsídio considerando que algumas ouvidorias estão em fase de estruturação. Nesse contexto a Controladoria Geral do Município (CGM) promove, interna e externamente, o fortalecimento da gestão municipal.

O Fórum de Ouvidorias Municipais foi formado em agosto deste ano, após a criação oficial da CGM por meio da Lei 15.764/2013. A primeira reunião estabeleceu as bases de interlocução, pauta e cronograma dos meses subseqüentes. Facilitadora das discussões técnicas, a Ouvidoria Geral, vinculada atualmente à CGM, apresentou seu organograma e forma de trabalho (link com a notícia de agosto).

As Ouvidorias da Secretaria de Assuntos de Turismo, da Secretaria Municipal de Saúde e da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) apresentaram a dinâmica de trabalho peculiar à natureza das manifestações que recebem nas reuniões de setembro e outubro.