Colóquio discute a Ouvidoria na Saúde Pública

A Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo realizou em 18 de outubro, em sua sede, no Edifício Olido, o colóquio Tese A Ouvidoria na Saúde Pública, com a professora doutora Simone Ribeiro Spinetti, para os funcionários e convidados.

A Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo realizou em 18 de outubro, em sua sede, no Edifício Olido, o colóquio Tese A Ouvidoria na Saúde Pública, com a professora doutora Simone Ribeiro Spinetti, para os funcionários e convidados.

O tema foi objeto de estudo no doutorado de Simone, que é graduada em Serviço Social pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Ela abordou as dificuldades, as descobertas e as realizações ao desenvolver o projeto.

O evento, que contou com o apoio da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO-SP), teve a participação dos funcionários da Ouvidoria Geral da Cidade, da Secretaria Municipal da Saúde, do Departamento Regional da Saúde, ouvidorias privadas, hospitais, Fundação Casa, entre outros.

A ouvidora geral da prefeitura, Maria Inês Fornazaro, abriu o evento ressaltando a importância do papel da ouvidoria na interlocução e melhoria nos serviços, principalmente na área de saúde pública.

Simone apresentou sua tese pontuando os principais assuntos abordados como as leis que legitimaram a defesa do usuário; a criação da Ouvidoria e seu posterior desenvolvimento dentro da área de saúde. Ela revelou que seu objetivo foi caracterizar as experiências nos três níveis de governo (federal, estadual e municipal), enfatizando o papel do órgão em cada esfera. Centrou na metodologia utilizada como a pesquisa em secretarias e ministérios, as entrevistas com gestores da área e a busca de informações em sites e centro de documentação específico.

Na seqüência, foi aberto espaço às perguntas, que foram sobre os procedimentos adotados no desenvolvimento da tese. Simone relevou que fez uma construção a partir de reflexões e análises, já que esse tema ainda é muito recente e o material existente é escasso. Foram levantadas questões que envolvem o ambiente dos profissionais da área, como as vantagens do relacionamento bem estruturado entre os gestores e ouvidores e da necessidade de delimitação do papel de cada um; formas de melhorar as práticas desenvolvidas, com pró-atividade e iniciativas de estímulo aos funcionários, e do crescimento acelerado no número de Ouvidorias.

Tese A Ouvidoria e a Saúde Pública foi o décimo primeiro encontro da série de colóquios promovidos pela Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo. Centros urbanos, saneamento básico, construções irregulares e o papel da Ouvidoria são alguns dos temas já abordados. O objetivo do evento é promover reflexão sobre como melhorar o atendimento nos serviços públicos prestados pela municipalidade.