O Idoso Paulistano

O que é ser idoso?

A resposta pode variar de acordo com a referência, mas para a Organização Mundial da Saúde (OMS) aos 60 anos de idade a pessoa passa a ter uma proteção legal diferenciada por ser considerada idosa. Em 27 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Idoso.

O Estatuto do Idoso, Lei 10.741/03, determina que todas as oportunidades e facilidades para a preservação de saúde física e mental, para aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social em condições de liberdade e dignidade devem ser concedidas às pessoas com 60 anos ou mais.

Para que essa diretriz se estabeleça é necessário que políticas sociais públicas sejam desenvolvidas de maneira efetiva, permitindo um envelhecimento saudável e em condições de dignidade para esse contingente estimado em 17,6 milhões de pessoas no Brasil sendo 1 milhão somente na cidade de São Paulo.

O reconhecimento de direitos longe de desmerecer, pelo contrário, valoriza o idoso enquanto cidadão. Na cidade de São Paulo existem espaços de participação ativa dos idosos como Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI), a Coordenadoria do Idoso e o Fórum do Cidadão Idoso. Em parceria, a prefeitura também mantém o Portal Terceira Idade.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) viabiliza o processo de participação dos idosos em discussões e sua inserção na rede de serviços de proteção social básica como o Centro de Referência da Cidadania do Idoso e os Núcleos de Convivência de Idosos (NCI) espalhados em 89 pontos da cidade. Além de outros serviços.

Outras Secretarias Municipais também estão envolvidas em ações direta ou indiretamente vinculadas aos idosos, como a Secretaria Especial para Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria do Idoso, a Secretaria de Governo Municipal por meio da Comissão Municipal dos Direitos Humanos, Secretaria de Transportes por meio da SPTRANS e a Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo, entre outras.

CURIOSIDADES
- o número de idosos na cidade de São Paulo cresceu 16 vezes entre 1940 e 2005 passando de 65 mil para 1 milhão de pessoas;
- os distritos da cidade de São Paulo que mais concentram idosos são Pinheiros, Vila Mariana, Mooca e Lapa;
- a maioria dos idosos em São Paulo são mulheres.