Ouvidoria divulga relatório do 2º trimestre

A prestação de contas à população traz um indicador diferenciado ao cruzar as queixas, sugestões e elogios com as informações do Mapa dos Direitos Humanos.

O relatório trimestral da Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo apresenta um cruzamento de dados entre os protocolos abertos no período de abril, maio e junho de 2007 com o índice de garantia dos direitos humanos levantado pela Comissão Municipal de Direitos Humanos (CMDH) e apresentada num mapa com as 31 subprefeituras. Foram 6.276 atendimentos realizados no segundo trimestre de 2007.

Os dados apontam que quanto maior a garantia de direitos humanos na região, maior é a proporção de reclamação por habitante, como comprova a zona oeste. O índice (reclamação X habitante) da região foi de 0,034 contra o 0, 012 da zona leste ou o 0,015 da zona sul, sendo que estas últimas são as únicas que contêm áreas de precária garantia de direitos humanos.

 

Regiões Índice reclamação x habitantes
Centro

0,025

Norte 0,021
Sul 0,015
Leste 0,012
Oeste 0,034

A análise remete a algumas hipóteses como:

  • A precariedade das condições de vida está relacionada ao baixo índice de exi­gência do cumprimento adequado da prestação dos serviços públicos.
  • Apesar dos canais abertos à população pela Prefeitura serem gratuitos, ainda são de difícil acesso para parte dos munícipes.
  • Nem toda a população conhece os ­seus direitos e os canais de comunicação com o serviço público.
  • Uma parcela da população vive em áreas de assentamento irregular, impe­dindo sua manifestação.

Para elaboração do estudo e do mapa (SIM – Sistema Intra-urbano de Monitoramento dos Direitos Humanos), a CMDH utilizou 32 indicadores que abrangem várias implicações dos direitos humanos ao envolver educação, saúde, condições de moradia, combate à violência, entre outros critérios que podem ser conferidos no site da Comissão.

As reclamações da Ouvidoria
Dos 6.276 protocolos abertos na Ouvidoria nos meses de abril, maio e junho de 2007, a iluminação pública apontou como a natureza mais reclamada com 36% (2.249); seguida por jardinagem com 9,2% (581) e saúde com 8,2% (516).

 

  2º Trimestre 2007 1º Trimestre 2007
Iluminação pública

2.249

2.191

Jardinagem 581 536
Saúde 516 290
Buraco em via pública 264 305
Perturbação do silêncio 260 135
Transporte público 242 327
Transito 205 185

Num comparativo entre o trimestre anterior, a iluminação pública se manteve estável e a jardinagem teve uma pequena queda na demanda. A saúde, por outro lado, teve um aumento considerável, quase dobrou.

Transporte público e impostos e taxas tiveram um decréscimo nas reclamações. São problemas sazonais de início de ano provocados pela demanda do Bilhete Único Escolar e a integração nos sistemas CPTM e Metrô e do vencimento dos tributos (IPTU), cujo recadastramento foi realizado no ano anterior pela Secretaria Municipal de Finanças.

Confira aqui o Relatório do Segundo Trimestre de 2007