Ouvidoria comemora seis anos de cidadania

Órgão possui até hoje mais de 79 mil protocolos registrados.

A Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo comemora hoje, dia 5 de julho de 2007, seus seis anos de existência a serviço dos cerca de 11 milhões de cidadãos paulistanos. Foram 79.049 protocolos registrados de janeiro de 2001 a junho de 2007, que variam desde a manutenção da estrutura urbana a questões básicas de serviços enfrentadas pela maior metrópole do país e a terceira do mundo. 

Instituída por meio do Decreto 40.248, de 12 de janeiro de 2001, a Ouvidoria estabeleceu as primeiras diretrizes de sua atuação, definindo atribuições e seu modo de funcionamento provisório até 5 de julho do mesmo ano. Nessa data, foi promulgada a Lei Municipal 13.167, que criou a instituição Ouvidoria Geral da prefeitura de São Paulo. Com a lei, o órgão adquiriu garantias, ampliou as diretrizes anteriores e firmou a independência com autonomia administrativa, orçamentária e funcional.

Tendo como missão de aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população e promover a interlocução entre o munícipe e as instituições públicas da cidade, a Ouvidoria registrou um aumento de 272%, com base nos dados dos primeiros dias de existência até hoje. Em 2001, foram 7.472 protocolos contra os 20.341 de 2006. De janeiro a junho de 2007, 12.512 atendimentos foram feitos pela Ouvidoria.

Evolução do atendimento

 

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

Total

7.472

6.371

3.995

10.594

17.763

20.341

12.512

79.049

Os dados comprovam que o paulistano está cada vez mais ciente de seus direitos e lutando por eles. Para a Ouvidoria, tal atitude é essencial na construção da cidadania. É a partir dessa manifestação individual que é possível dimensionar políticas públicas de abrangência coletiva e principalmente melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

A Ouvidoria é uma importante ferramenta de gestão por ser o único órgão público aberto a sugestões, críticas e reclamações. Enfim, é o caminho do paulistano para expressar suas necessidades e anseios por um local melhor para se viver. Por mais que um problema possa ter cunho individual, a Ouvidoria faz uma análise para verificar se realmente essa questão é pontual ou se é parte de um problema de abrangência maior. Se for o segundo caso, além de registrar a queixa, a Ouvidoria tem a iniciativa de envolver o órgão reclamado para tomar providências para evitar um dano maior à sociedade. 

Um quadro de funcionários de formação multicultural também colabora para um atendimento qualificado. A Ouvidoria é um retrato da cidade de São Paulo. São mais de 60 servidores públicos divididos nos setores: atendimento, apuração, assessoria técnica, comunicação, expediente, informática e administrativo-financeiro. Apesar da diversidade, todos têm um objetivo comum: ouvir o paulistano para o exercício da cidadania.

Alves, Arruda, Barros, Batista, Bonilha, Campos, Cancian, Cardoso, Cirullo, Conde, Costa, Cristiano, Ferreira, Fornazaro, Foschiera, Frangiotti, Galvão, Guibu, Guimarães, Jesus, Kimura, Lira, Machado, Moreira, Moura, Nascimento, Néri, Nina, Oliveira, Orlando, Pedra, Pereira, Quartarolo, Rey, Rocha, Rodrigues, Rosa, Sampaio, Santos, Silva, Souza, Stefanini, Volpi e Yasunaga.