Dia Nacional da Educação

Ouvidoria destaca ações que valorizam esse direito de todo cidadão.

Neste sábado, dia 28 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Educação. A data marca o importante período de reflexão sobre o papel desse item fundamental na formação do futuro do nosso país, após a divulgação do Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Segundo a pesquisa, a cidade de São Paulo apresentou média de 4,1, um pouco acima da nacional de 3,8. Em quinze anos, o Brasil espera igualar-se aos 6 pontos obtidos pelos países desenvolvidos. O Ideb visa nortear as políticas de melhoria na qualidade das escolas públicas do país.

Nesse momento, vale lembrar algumas iniciativas da Prefeitura da Cidade de São Paulo que priorizam o desenvolvimento educacional dos paulistanos.

A Secretaria Municipal de Educação tem investido na construção dos CEUs, Centro Educacional Unificado, que já somam 21 unidades espalhadas pela periferia da cidade. Os complexos educacionais incluem creche, Escola de Educação Infantil, Escola de Ensino Fundamental, playground, centro comunitário, teatro, cinema, biblioteca, quadras de esportes, piscinas, vestiários, ateliês, estúdios para oficinas de vídeo, TV, rádio e fotografia, telecentro, pista de skate e área verde. Os CEUs oferecem educação, esporte, cultura e lazer, voltado para toda a família.

O Programa São Paulo é uma Escola busca organizar o antes e o depois das aulas com atividades culturais, esportivas, de lazer e de recreação, de segunda a sexta-feira e nos fins de semana, todas coerentes com os propósitos pedagógicos de cada escola. O objetivo é que o potencial educador da cidade se realiza na vida dos paulistanos.

Outra grande inovação é o EOL (Escola On-Line), que consiste num sistema integrado de informações e processos, que visa suprir a Secretaria de Educação, em tempo real, com informações significativas para apoiar a ação administrativa e a tomada de decisões nas escolas, delegacias de ensino e órgãos da administração superior e a disponibilizar informações de interesse público.

Mais informações sobre os projetos desenvolvidos pela Secretaria, acesso o site da SME.

Esporte e Lazer
Atividades recreativas e esportivas tem importante valor no processo educativo, pois promovem a integração e socialização da comunidade. Por isso, vale destacar ações da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, como o Programa Ludicidade. Formado pelos projetos Brinquedotecas nos Centros Esportivos, Encontros para formação de ludo-educadores, brinquedoteca Itinerante Ônibus Brincalhão e Praças Ludo Esportivas, o Programa estimula as manifestações do patrimônio lúdico-cultural, traduzindo valores, costumes e formas de pensamento de incentivo à espontaneidade e criatividade próprias da criança.

Outro projeto, intitulado Jogos da Cidade, maior evento esportivo amador do país. Desde a primeira edição, foram três mil equipes inscritas, com presença de quase 350 mil atletas.

Para outras informações sobre a Secretaria, acesse o site da SEME.