Ouvidoria Geral do Município adere ao “Dia Sem Carro”

Iniciativa voluntária demonstra mais do que preocupação com o meio ambiente, mas um gesto de cidadania e amor pela cidade

Na sexta-feira, 22 de setembro, a Ouvidora Geral do Município, Maria Inês Fornazaro, e a Chefe de Gabinete, Maria Lumena Balaben Sampaio, trocam as viaturas oficiais pelo transporte público no “Dia Mundial Sem Carro”, a exemplo do prefeito Gilberto Kassab. A data já faz parte do calendário oficial da Prefeitura de São Paulo através da portaria 3.579, publicada no Diário Oficial no último dia 12.

O “Dia Sem Carro” surgiu na França, em 1998. É a segunda vez que a prefeitura de São Paulo adere ao movimento, sendo que no ano passado foi de forma experimental. Em 2005, 43 municípios brasileiros participaram como Brasília, Belo Horizonte e Salvador. O objetivo é incentivar a população a buscar outros meios de transitar pela cidade no combate à poluição do ar e à emissão excessiva de gases de efeito estufa. Além de aproveitar o momento para reflexão e criar uma oportunidade para os munícipes olharem o local onde vivem.

O transporte individual é responsável por grande parte da emissão de gases que provocam o efeito estufa. Segundo pesquisas do Laboratório de Poluição Atmosféricas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo chega-se a viver, em média, dois anos a menos por causa da poluição do ar. O número de casos de câncer de pulmão é de até 10% maior do que em cidades menos poluídas.

Um só dia sem carro não resolve o problema, mas obriga a população a pensar em outras formas de mobilidade, além de gerar uma reflexão sobre o uso racional e solidário do automóvel. É também uma chance de redescobrir a cidade, seus habitantes e seu patrimônio, num ambiente mais saudável e benigno. A adesão a data não é obrigatória, mas é um ato de cidadania e uma demonstração de amor e respeito pelo lugar em que vive.

Como contribuir no dia-a-dia?

Bicicleta ou à pé
Use a bicicleta ou vá à pé nos pequenos deslocamentos, como para ir de sua casa até a locadora, ao parque ou ao cinema. Com um cesto você pode até mesmo usar sua magrela para fazer feira.

Use o transporte público
Privilegie metrô, ônibus ou trem, evitando congestionamentos.

Exercite a carona solidária
Vai de carro? Dê carona. Veja em seu prédio se alguém irá deslocar no mesmo sentido e combine esquemas de carona. As mães podem se revezar para levar as crianças ao colégio e usar um só carro por dia.

Papel da Ouvidoria
O munícipe pode recorrer a Ouvidoria quando não obtiver resposta ou solução satisfatória junto aos órgãos municipais; sentir-se mal-atendido ou deixar de ter seus direitos garantidos. A Ouvidoria atua para a solução desses casos, além de elaborar propostas que contribuam com o aperfeiçoamento dos serviços e a resolução de problemas.

Se, no entanto, o munícipe quiser tirar dúvidas ou fazer solicitações sobre os serviços deve ligar (156) ou enviar um e-mail pelo site da prefeitura. Os serviços se referem a: poda de árvore, limpeza, fiscalização, cumprimento da lei do silêncio urbano, documentação para regularizar imóveis e obras, entre outros.

156
O 156 é o número de telefone de informações da prefeitura. Os atendentes recebem solicitações e informam sobre endereços e serviços da administração municipal esclarecendo as dúvidas do munícipe.

SAC
Para encaminhar solicitações para a administração, o munícipe pode acessar o site do SAC onde poderá registrar seu pedido para que ele possa ser encaminhado até o órgão responsável. A solicitação será identificada por um número que permite ao munícipe acompanhar o andamento da sua solicitação a qualquer momento.

O munícipe pode questionar o atendimento recebido por meio da Ouvidoria, quando houver falta ou informação incorreta, prazos legais não forem cumpridos, entre outras situações.

Denúncias de irregularidades praticadas por servidores municipais, como descumprimento de obrigações, obtenção de vantagens, cobrança de propina ou outra situação que possa atentar contra o direito do munícipe, também são recebidas pela Ouvidora. Quando é solicitado, a Ouvidoria preserva a identidade dos envolvidos e mantém sigilo absoluto sobre as informações tratadas.

Fale com a Ouvidoria
Por telefone 0800-17-5717, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Pessoalmente no endereço av. São João, 473 – 16º andar – Centro
Por fax: 3334-7132