Com projeções em prédios, São Paulo lança campanha sobre o direito das mulheres ao acesso à informação

Iniciativa global fomenta a participação cidadã das mulheres em seus municípios

Para marcar o lançamento da campanha “Informe Mulheres, Transforme Vidas”, a cidade de São Paulo realiza projeções em dois prédios da periferia da capital paulista na noite desta segunda-feira, 20 de setembro. As projeções serão realizadas em Parelheiros (Zona Sul) e em Itaquera (Zona Leste), das 18h às 19h, com uma mensagem sobre a importância de saber como denunciar casos de violência contra as mulheres. As projeções também serão transmitidas pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI).

A campanha “Informe Mulheres, Transforme Vidas” é uma iniciativa inédita da fundação estadunidense The Carter Center, que busca promover o direito das mulheres à informação.

Na capital paulista, o foco da campanha é o combate à violência de gênero, mobilizando os cinco Centros de Cidadania da Mulher (CCM), equipamentos qualificados para o atendimento de mulheres em situação de violência.

Os CCMs, assim como os Centros de Referência da Mulher (CRM), a Casa da Mulher Brasileira (CMB),formam a linha de frente da rede de proteção à mulher sob gestão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os direitos das mulheres à informação, compreendida como uma ferramenta para enfrentar a violência contra a mulher.

"É fundamental criar alternativas para que cada vez mais as mulheres possam se informar sobre seus direitos e acessar os serviços municipais de forma simples e descomplicada. Esta campanha, em parceria com o The Carter Center, traz para a cidade de São Paulo a oportunidade de falar com todas as mulheres do município para construir a igualdade de gênero e a emancipação das mulheres”, pontuou a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

A campanha local é desenvolvida pelas equipes das Secretarias Municipais de Relações Internacionais, Direitos Humanos e Cidadania, de Governo Aberto de São Paulo e da Controladoria Geral do Município, em conjunto com o The Carter Center.

Entre as ações previstas, estão a realização de grafites por artistas mulheres nos cinco CCMs da capital, oficinas criativas de zines e cartazes, um evento de empreendedorismo, além das ações nas mídias sociais e a divulgação de um vídeo-depoimento sobre a importância de saber reconhecer e como combater a violência de gênero.

Além de São Paulo, as cidades de Atlanta (EUA), Chicago (EUA), Amã (Jordânia), Buenos Aires (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul), Colombo (Sri Lanka), Dhaka (Bangladesh), Dublin (Irlanda), Cidade da Guatemala (Guatemala), Kampala (Uganda), Lima (Peru) e Monróvia (Libéria) também foram escolhidas para desenvolverem ações midiáticas sobre acesso à informação e a participação cidadã das mulheres em seus municípios.

Empoderamento feminino e combate à violência

Os Centros de Cidadania da Mulher (CCM) são espaços de qualificação e formação em cidadania, nos quais mulheres de diferentes idades, raças e crenças podem se organizar e defender seus direitos sociais, econômicos e culturais. As unidades estão localizadas em cinco regiões da cidade de São Paulo e oferecem às mulheres a oportunidade de propor e participar de ações e projetos que estimulem a implementação de políticas para atender às suas necessidades e de sua comunidade.

Por serem espaços de escuta e acolhimento, a campanha da cidade de São Paulo utiliza o conceito “Um lugar para todas as mulheres”. A ideia destaca a atuação dos CCMs e CRMs para promover a cidadania e também orientar as mulheres em situação de violência sobre seus direitos e suportes oferecidos pela administração municipal.

Serviço:
Projeção de lançamento da campanha “Informe Mulheres, Transforme Vidas”
Locais: Rua Nacip Haydan, 308 - Parelheiros e Largo da Matriz, 41 - Itaquera
Horário: das 18h às 19h
Transmissão nas redes sociais da SMRI.