Agenda Municipal 2030 propõe um futuro mais inclusivo, verde e inteligente para a cidade de São Paulo

Na noite desta segunda-feira (12), a Prefeitura de São Paulo realizou um webinário de lançamento da Agenda Municipal 2030, documento que estabelece o compromisso da cidade com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento on-line foi organizado pela Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comissão Municipal ODS), composta por membros do governo e representantes da sociedade civil.

Participaram da cerimônia o prefeito Ricardo Nunes, a secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, a secretária-executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias da Secretaria de Governo Municipal, Vivian Satiro, a chefe de gabinete em exercício da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Tamires Carla de Oliveira.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, reafirmou o engajamento da gestão municipal com a implementação da Agenda. “Com muita felicidade e comprometimento, a Prefeitura de São Paulo lança este documento tão importante para a pauta do desenvolvimento sustentável e para a inserção da cidade de São Paulo na Agenda 2030 da ONU. A Agenda 2030 representa um esforço global de desenvolvimento sustentável e São Paulo está comprometida em demonstrar seu potencial, enquanto referência internacional de desenvolvimento sustentável”, afirmou.

O webinário completo pode ser assistido aqui.

As organizações da sociedade civil também estiveram presentes no encontro por meio da Rede Nossa São Paulo, representada por Jorge Abrahão; da Liga Solidária, representada pela Supervisora de Sustentabilidade, Marlene Ferreira; do Centro de Estudos Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC), representado por Marco Akerman; e do Instituto de Arquitetos do Brasil, com a presença de Kaísa Isabel da Silva. Além dessas organizações, a Unesco também participou do evento, representada pela Coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero.

O lançamento da Agenda Municipal 2030 assinala o compromisso da cidade de São Paulo com a execução de políticas públicas inovadoras e sustentáveis, construídas a partir de um diálogo com a sociedade civil, visando a diminuição da desigualdade social e a transformação da realidade local.

“Ao lançar, hoje, a Agenda Municipal 2030 São Paulo não se insere apenas na agenda global, mas marca uma virada chave, um caminho irreversível para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da nossa cidade. Foi um enorme trabalho e muitos estudos coordenados pela secretária Vivian Satiro para chegar às metas e aos indicadores”, salientou a secretária municipal de Relações Internacionais e presidente da comissão, Marta Suplicy.

A secretária-executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias da Secretaria de Governo Municipal e diretora executiva da Comissão Municipal ODS, Vivian Satiro, ressaltou a importância da construção do documento para auxiliar no planejamento da gestão municipal. "A Agenda 2030 foi a estrutura e ponto de partida para o Programa de Metas. Ela marca, de fato, o que São Paulo está visualizando para longo prazo como planejamento. Se até então tínhamos dificuldade de entender onde os planos municipais se encontravam, hoje sabemos que se encontram na Agenda 2030. Esta é a nossa visão para o futuro".

A coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, salientou a realização de acordos da Unesco com a cidade. “Destaco que o munícipio é o pioneiro na inserção dos ODSs como diretrizes de planejamento das políticas setoriais e, neste sentido, de apoiar o desenvolvimento das políticas que buscam alcançar as metas estabelecidas pela agenda 2030 e as metas do planejamento municipal, a Unesco e a prefeitura de São Paulo tem realizado acordos de cooperação vigentes em alguns setores”, concluiu.

Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável

A Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comissão Municipal ODS) é instância colegiada paritária de natureza consultiva e deliberativa, de composição intersecretarial e de representantes eleitos da sociedade civil, criada para a efetivação do Programa Municipal de Implementação da Agenda 2030.

O colegiado internaliza, difunde e dá transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre a Agenda Municipal 2030

A Agenda 2030 é um documento programático de desenvolvimento, pactuado em 2015 pelos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), dentre eles o Brasil.

O documento materializa o compromisso da gestão municipal com temáticas fundamentais ao desenvolvimento da cidade, reunindo um conjunto de objetivos, metas e indicadores para o Município de São Paulo propostos pela Comissão Municipal ODS que correspondem às diretrizes que orientarão a cidade rumo ao desenvolvimento sustentável.

São Paulo aderiu, voluntariamente, ao compromisso em 2 de fevereiro de 2018, por meio da Lei Municipal nº 16.817, de iniciativa do Legislativo, que adotou a Agenda 2030 como diretriz das políticas públicas municipais.

A Agenda tem como objetivos principais buscar a diminuição da pobreza, da desigualdade social e proporcionar aos cidadãos acesso ao sistema de saúde e educação de qualidade, fomentando a formulação de políticas públicas inovadoras e sustentáveis.

A construção da Agenda Municipal 2030 teve início em julho de 2019, com a discussão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Comitê de Indicadores da Cidade (ObservaSampa). A partir dela, foi criado o Grupo de Trabalho Intersecretarial (GTI) que produziu o “Diagnóstico de indicadores para monitoramento dos ODS em São Paulo”.

Clique aqui para acessar o documento completo da Agenda Municipal 2030

- Com informações da Secretaria Especial de Comunicação