Ouvidoria Geral do Município retoma o atendimento presencial nas unidades do Descomplica SP

O atendimento presencial da Ouvidoria Geral do Município de São Paulo, que tinha sido suspenso pelo decreto 59.283/2020, está sendo retomado gradativamente nas unidades do Programa Descomplica SP. As unidades da Penha, Capela do Socorro e São Miguel, a partir desta segunda-feira (20/07), terão atendimento entre 10h e 16h. O Descomplica SP Campo Limpo já tinha retomado suas atividades em 08 de junho e também terá o horário de atendimento ampliado.

O programa, que inaugurou um novo padrão de serviços públicos em São Paulo, voltará a oferecer toda a grade de serviços aos cidadãos, conforme o decreto 59.604, de 14 de julho de 2020, com agendamento dos atendimentos. Confira a programação completa da reabertura das unidades do Descomplica SP:

Dia 20/07: Aumento do horário de atendimento das Unidades Descomplica Campo Limpo e Capela do Socorro e reabertura de São Miguel Paulista e Penha com serviços gerais;
Dia 23/07: Retomada de serviços gerais em São Mateus e Butantã;
Dia 27/07: Retomada de serviços gerais em Santana/Tucuruvi e Jabaquara

Assim como o agendamento, o uso de máscaras e o cumprimento dos protocolos de saúde são obrigatórios.

Atendimentos OGM

A OGM receberá denúncias, reclamações, sugestões, elogios e pedidos de informação sobre a administração pública via e-SIC. O cidadão pode denunciar irregularidades ou ações ilegais por parte de servidores municipais e denunciar práticas de assédio moral e sexual. Além disso, pode se manifestar sobre questões relacionadas ao Covid-19, como disposto na Carta de Serviços, disponível no Portal 156:
• Denunciar estabelecimento que se manteve aberto durante a crise;
• Denunciar estabelecimento que não fornece álcool em gel ou permite entrada sem máscara durante a crise;
• Cartão alimentação durante suspensão emergencial das aulas;
• Material Escolar – receber material pedagógico em casa.

Agende os serviços

Por telefone, na Central 156, o usuário deverá teclar as opções 6-6-2. Os atendentes verificarão se o cidadão pode solicitar o serviço desejado pelo Portal SP156, evitando deslocamentos desnecessários, diminuindo a exposição ao contágio do coronavírus.

Caso não seja possível, indicarão o melhor dia e horário para o atendimento presencial. Os cidadãos serão orientados sobre a importância de evitar faltas, para não prejudicar quem também aguarda pelo serviço.
O atendimento é finalizado com o número de protocolo e com a lista de documentos que devem ser apresentados no dia do atendimento.

Chegando ao Descomplica SP no dia e hora marcados, os atendentes da unidade recepcionarão as pessoas conferindo se a data de agendamento está correta. Em seguida, é feito o encaminhamento às mesas de atendimento.

O agendamento também pode ser feito pela internet, acessando a página principal do Descomplica SP (https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br/).