CGM participa do II Encontro Brasileiro de Governo Aberto

Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro Cultural São Paulo, recebeu o II Encontro Brasileiro de Governo Aberto, evento que contou com diversas atividades e debates sobre novas iniciativas para promover os conceitos de transparência, acesso à informação, participação social, uso da tecnologia e inovação como auxílio da gestão pública.

Na abertura do encontro, o Controlador Geral do Município, Dr. Guilherme Rodrigues Monteiro Mendes, falou sobre o desafio de trabalhar com dados abertos e a importância da transparência ativa como ferramenta de fomento social. “A informação é um direito! Precisamos criar uma cultura de transparência, de sistematização de dados, trabalhamos diariamente para melhorar a entrega da informação na administração pública, superar as eventuais dificuldades na compilação de alguns dados.”

Marcelo Vidal, Coordenador-Geral de Governo Aberto e Transparência da Controladoria Geral da União (CGU), ressaltou a importância da participação da sociedade na gestão pública. “A troca de experiências é a lógica do governo aberto, não é possível conseguir isso sem a abertura de dados, sem o interesse da população”.

Fabro Steibel da OGP (Open Government Partnership) e Renato Morgado do Imaflora, também ressaltaram a participação popular nas questões públicas. Segundo Morgado, “a iniciativa de governo aberto pode não solucionar todos os problemas, mas com certeza ajuda a encontrar o caminho.”

A Controladoria Geral do Município participou do segundo dia de Encontro com duas atividades. A Divisão de Transparência Passiva da Ouvidoria Geral do Município e a Divisão de Fomento ao Controle Social da Coordenadoria de Promoção da Integridade desenvolveram uma atividade lúdica chamada Jogo dos LAIkes, na qual os participantes se alternavam nas posições de solicitantes e respondentes dos pedidos de acesso à informação.

No segundo período, a Coordenadoria de Promoção da Integridade e a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma edição do Café Hacker especial para o evento, no qual foram levantadas demandas e dúvidas sobre as bases de dados da Ouvidoria de Saúde. Responsável pela abertura do evento, Renato Corte Lopes, Coordenador de Promoção da Integridade, explica que “os cafés hackers são atividades com um potencial muito grande, pois reúnem pessoas de diferentes áreas do conhecimento (como desenvolvedores, jornalistas, designers e assessores técnicos) e de atuação na sociedade ( agentes públicos, estudantes, profissionais da inciativa privada e usuários dos serviços públicos) que vão dividir suas experiências em busca de desenvolver soluções para os problemas enfrentados pela administração”.

A realização do II Encontro Brasileiro de Governo Aberto é uma iniciativa do Imaflora, ARTIGO 19, Agenda Pública, Open Knowledge Brasil, Colab/USP, Nic.br/Ceweb, Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Município de São Paulo e São Paulo Aberta.