CGM finaliza curso em parceria com a Escola do Parlamento

Na última quarta-feira, 13/09, a Controladoria Geral do Município (CGM) finalizou o curso em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara dos Vereadores de São Paulo: Os Desafios do Controle Interno: O Papel da Controladoria Geral do Município.

No segundo dia de aula, os Auditores Municipais de Controle Interno, Ricardo Ferreira Santos e Juliana Natalia Custodio Silveira, deram ênfase à questão de compras e licitações no município de São Paulo e elencaram algumas fragilidades encontradas durante as auditorias.

Por meio de exemplos, citando auditorias já realizadas, a equipe trouxe à discussão a necessidade de melhorias de procedimentos, visando aumentar a eficiência no gasto público e na prestação de serviços aos contribuintes. Um dos casos exemplificados foi a OS nº 37/2016 que auditou a Secretaria de Educação e constatou, dentre outros problemas, restrição à competitividade quando da realização do pregão, sobrepreço dos contratos e metodologia de pesquisa de preços não confiável, que somados levaram a um potencial prejuízo de mais de 24 milhões de reais aos cofres públicos.

A CGM trabalha também voltada à auditorias preventivas, ocasionando aumento na economia por melhoria de processos. Em 2017 a economia já ultrapassou a casa dos R$ 17 milhões.

Por fim, os auditores reafirmaram a importância do controle social, sugerindo o uso de diferentes sites da prefeitura que disponibilizam informações ativamente, como e a página Contratos, Convênios e Parcerias, no Portal da Transparência que mostra na íntegra, desde 2014, os contratos formalizados pela administração pública municipal.

Confira aqui o vídeo da palestra.