CGM-SP recebe servidores de São Sebastião para intercâmbio de experiências

Nessa terça-feira (04/07), a Controladoria Geral do Município de São Paulo recebeu a visita de um grupo de servidores da Prefeitura de São Sebastião para discutir assuntos ligados às ações de Transparência e Governo Aberto desenvolvidas na capital paulista.

O intercâmbio foi promovido pela Agenda Pública, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua para aprimorar a governança democrática e incentivar a participação social em todo o território brasileiro.

Os servidores de São Sebastião foram recebidos no auditório da CGM-SP pela própria Controladora Geral, Laura Mendes Amando de Barros e pelo chefe da Coordenadoria de Promoção da Integridade do órgão, Thomaz Anderson Barbosa da Silva.

De acordo com a Controladora, o encontro dessa terça-feira dá início a novos projetos de intercâmbio. “Muitos acreditam que o nosso trabalho envolve apenas controle interno e correição, o que não é verdade. Também estamos preocupados e engajados com ações de participação e controle social”, afirmou.

Thomaz Barbosa foi o responsável por apresentar toda a estrutura da CGM-SP, explicar como a Lei de Acesso à Informação (LAI) foi implantada na cidade de São Paulo e quais iniciativas de transparência ativa e passiva o município dispõe.

Um ponto bastante discutido foi o Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC). Thomaz Barbosa e Raquel de Souza Ciccone, Diretora de Transparência Passiva da COPI, explicaram como os pedidos feitos à prefeitura paulistana tramitam, quais são os prazos de resposta e instâncias possíveis, entre outros pontos.

Os servidores de São Sebastião também puderam conhecer o SIC presencial da CGM-SP e tirar dúvidas com pontos focais de e-SIC da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da Prefeitura Regional de Campo Limpo e da CGM-SP.

Ao final do dia, o grupo se reuniu no Laboratório de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São Paulo (MobiLab) para uma rodada de conversa sobre as iniciativas de Governo Aberto realizadas em São Paulo. Foram apresentadas as ações do próprio MobiLab (SMT/SMIT), do GeoSampa (SMUL), do Pátio Digital (SME) e da SP Aberta (SMRI).

Vale destacar que a Controladoria Geral do Município de São Paulo está de portas abertas para receber equipes de outros entes públicos. Para agendar uma visita, basta entrar em contato através do e-mail institucional da Coordenadoria de Promoção da Integridade da CGM-SP: copi@prefeitura.sp.gov.br.