Café Hacker discute o orçamento municipal e bate recorde de inscrições

Evento ocorreu no Laboratório de Mobilidade Urbana (MobiLab) e mostrou como é possível acompanhar os gastos da cidade de uma forma mais prática

Na manhã de sexta-feira (25/11), ocorreu a 16ª edição do Café Hacker, uma iniciativa da Controladoria Geral do Município (CGM) que reúne pessoas com diferentes experiências para falar sobre as políticas públicas do município e sobre os dados fundamentais para a participação e o controle social.

Com recorde de inscrições, o tema do último encontro foi o “Sistema de Execução Orçamentária” da Prefeitura de São Paulo. A ideia principal era apresentar a API-SOF, uma ferramenta desenvolvida pela própria Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico (SF) para dar mais transparência aos gastos públicos por meio de consultas automatizadas ao sistema do órgão.

O evento foi aberto com uma apresentação sobre a importância do controle social, realizada pela Dra. Úrsula Peres Dias, professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP). Para ela, além de acompanhar as áreas prioritárias de investimento do governo e avaliar a qualidade dos gastos, “o ideal é que todos os moradores saibam o que é feito com o dinheiro público em seus bairros”.

As apresentações de SF foram feitas pelo secretário em exercício, Luís Felipe Vidal Arellano, e pelos auditores fiscais Calemino Mendes e Juarez Nunes Mota.

De acordo com a equipe da Secretaria de Finanças, a API foi pensada e construída de forma que qualquer pessoa possa entender e utilizar, por meio de uma interface simples. “O código da API é livre e os usuários também podem contribuir com o sistema a partir de frameworks”, acrescentou o auditor Juarez Nunes Mota.

Assim como as edições anteriores, ao final do encontro todos os participantes se reuniram em grupos para elaborar sugestões e levantar dúvidas sobre o tema em questão.

Para outras informações, entre em contato com a equipe da COPI pelo e-mail: copi@prefeitura.sp.gov.br. Ou ainda, com a equipe de tecnologia de SF pelo e-mail: apisof@prefeitura.sp.gov.br.

A apresentação feita por SF está disponível em http://bit.ly/Cafehacker_API-SOF.

Vale ressaltar que, para atender toda a demanda de inscrições desse Café Hacker, a CGM-SP fará uma nova apresentação amanhã (29/11), a partir das 09h, durante o “I Encontro Brasileiro de Governo Aberto”, no Centro Cultural São Paulo. Para mais informações, clique aqui.

O Café Hacker é uma iniciativa da Coordenadoria de Promoção da Integridade da CGM e foi reconhecido como uma boa prática de governo aberto e acesso à informação pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

 

Imagens

As fotos ficarão disponíveis para download pelo período de 30 dias. O crédito deve ser: CGM-SP.

FOTO 1

FOTO 2

FOTO 3

FOTO 4

FOTO 5

FOTO 6

FOTO 7

FOTO 8

FOTO 9