Prefeitura promove mais uma edição do Café Hacker sobre o Planeja Sampa

Evento discutiu melhorias no site criado por SEMPLA para o monitoramento do Programa de Metas

Cidadãos e membros de entidades ligadas à questão da transparência e do controle social participaram, nessa quarta-feira (22), de mais uma edição do Café Hacker SP sobre o Planeja Sampa, site recém-criado pelaSecretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla). O encontro, organizado por Sempla, pela Controladoria Geral do Município (CGM) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU), serviu para apresentar o site e colher sugestões de melhorias de acessibilidade e conteúdo das informações disponíveis. Entre os temas tratados pelo Planeja Sampa está o Programa de Metas da Prefeitura, que é apresentado de forma inovadora no site.

“Esta é a sétima edição do Café Hacker SP, projeto elaborado pela CGM que tem como finalidade promover o diálogo social entre a população e o Governo Municipal para atender melhor as demandas por informação. O que estamos realizando hoje é um encontro de trabalho e a Prefeitura está aberta para ouvir e acolher a opinião de vocês”, afirmou a coordenadora-adjunta de Promoção da Integridade da CGM, Fernanda Campagnucci.

O evento, realizado no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, contou também com a participação do assessor de comunicação da SMDU, Vinícius Russo; e do assistente técnico de SEMPLA, Pedro Marin.

Russo lembrou o início do projeto que resultou na criação do Planeja Sampa, cujo objetivo é ser uma plataforma que explique o planejamento da administração municipal, possibilitando, inclusive, o acompanhamento de cada uma das 123 propostas previstas no Programa de Metas da Prefeitura para o período entre 2013 e 2016.

No site, o cidadão terá acesso à evolução, quase em tempo real, do cumprimento das propostas. O sistema vai possibilitar a filtragem de metas de acordo com o interesse do munícipe. Também prevê a apresentação de fichas resumidas sobre cada meta, a secretaria responsável por seu cumprimento e cada etapa de sua realização, com o andamento quantitativo, qualitativo e a execução orçamentária.

“Outra funcionalidade prevista no site é o cadastramento de e-mail, para que o cidadão possa ser informado sempre que uma nova etapa for cumprida”, ressaltou Pedro Marin, um dos desenvolvedores do novo site.

O encontro desta quarta-feira foi transmitido ao vivo pela Internet e tanto o público presente ao evento quanto os internautas puderam contribuir com sugestões de melhorias no novo sistema. Algumas das ideias fornecidas pela população foram:

• Disponibilização de mais detalhes sobre o processo de licenciamento vinculado a cada obra realizada;
• Possibilidade de o cidadão incluir imagens e outros recursos informativos no acompanhamento das metas;
• Amarrar a meta à execução orçamentária;
• Criação de um mecanismo de busca livre dentro do site;
• Implantação de sistemas informativos nas praças de atendimento das Subprefeituras para dialogar com a população sobre a execução das metas.

A partir de agora, a Controladoria Geral do Município organizará estas e outras sugestões deixadas pelo público e apresentará uma devolutiva das propostas nas próximas semanas, no blog do Café Hacker SP. No entanto, os interessados poderão enviar suas dúvidas e sugestões, até o dia 02 de fevereiro, por meio de formulário disponível no Planeja Sampa.