Voluntariado - Novos Tempos Novos Rumos

peixe

“Voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário,” segundo Programa Voluntário do Conselho da Comunidade Solidária lançado em 1997.

Esse novo conceito trás ao mundo do voluntariado uma visão de trabalho onde a eficiência no resultado e a profissionalização vai ser a meta para novos rumos.

As ações se apresentam voltadas à realidade onde se desenvolve, deixando para trás o assistencialismo e paternalismo, e se abre para uma nova conjuntura expandindo as orientações motivadas por valores de cidadania e participação responsável.

Voluntariado na Prefeitura da Cidade de São Paulo

senhoras

O trabalho Voluntário na Prefeitura de São Paulo teve início na gestão do Prefeito Olavo Setubal implantado e organizado pela 1ª dama D. Tide Setubal no ano de 1975 com a Criação do Corpo Municipal de Voluntários (CMV).

Legislação

livro

  • Lei Federal nº 9.608 - dispõe sobre as condições do exercício do serviço voluntário, estabelece um termo de adesão, regulamenta e reconhece o trabalho voluntário.

  • Lei Municipal nº 11.373, institui em 24 de abril o Dia do Voluntariado Municipal.

  • Decreto Municipal nº 48.696, institui o serviço voluntário para todas as Secretarias, Autarquias e Fundações do Município de São Paulo, e normatiza as ações. Esse ato demonstra a importância do trabalho voluntário.

2001

O Ano Internacional do Voluntário foi um marco no Brasil ao motivar a ação de milhões de brasileiros. O trabalho voluntário foi colocado como estratégia mundial para o desenvolvimento.
 

  Voluntariado na Área da Saúde

Missão

missao

Exercer a cidadania desenvolvendo ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos usuários dos serviços públicos de saúde.
 

 

 

  Objetivos

maos

  • Trabalhar pelo atendimento humanizado dos hospitais e unidades básicas, favorecendo um ambiente harmonioso.

  • Melhorar o bem estar do pacientes e familiares,

  • Buscar parcerias para a melhoria do trabalho voluntário

  • Contribuir na disseminação de informação de saúde

precisa

A Secretaria Municipal da Saúde através do Voluntariado, desenvolve ações de humanização oferecendo apoio e conforto aos familiares, minimizando as causas de estresse que a internação e a doença traz ao paciente e familiar.

Em muitos serviços de saúde estão presentes Brinquedotecas, que são espaços lúdicos, os quais fazem parte do Programa Brincar é coisa Séria, da Secretaria Municipal da Saúde. As Brinquedotecas são locais onde o voluntario também poderá atuar.

Desde 2009, temos como parceiro o Rotary Club de São Paulo - Aeroporto colaborador na doação do mobiliário, equipamentos eletro-eletrônicos e brinquedos.

Os Grupos de Voluntariado da Secretaria da Saúde estão presentes em várias unidades de saúde e hospitais, uma está próxima de sua casa.

Se você se identificou com nossa causa e quer ser voluntário, entre em contato com uma das coordenadorias abaixo, e marque uma entrevista com o responsável pelo voluntariado.

Coordenadorias Regionais de Saúde
Compreende as Unidades Básicas da Saúde (antigo Posto de Saúde)

Coordenadoria Regional Saúde – CENTRO OESTE
Abrange as subprefeituras do: Butantã, Lapa, Pinheiros, Sé
Rua Dr. Renato Paes de Barros, 77 – Itaim Bibi - CEP: 04530-000
Tel: 3078-6808

Coordenadoria Regional Saúde – LESTE
Abrange as subprefeituras da: Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, São Miguel, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus
Av. Pires do Rio, 199 - Vila Americana - São Miguel Paulista – CEP: 08020-000
Tel: 3397-0957

Coordenadoria Regional Saúde – NORTE
Abrange as subprefeituras da: Casa Verde / Cachoeirinha, Freguesia do Ó/Brasilândia, Pirituba / Perus,Santana/Jaçanã, Vila Maria/ Vila Guilherme
Rua Paineiras do Campo, 902 – Santana – CEP: 02012-040
Tel: 2595-6355

Coordenadoria Regional Saúde – SUL
Abrange as subprefeituras de: Campo Limpo, Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro / Cidade Ademar
Rua Fernandes Moreira, 1470 - Chácara Santo Antonio - CEP: 04716-003
Tel: 2075-1200

Coordenadoria Regional Saúde – SUDESTE
Abrange as subprefeituras da: Mooca, Aricanduva/ Formosa/ Carrão, Ipiranga, Penha, Vila Mariana, Jabaquara, Vila Prudente, Sapopemba.
Rua Padre Marchetti, 557 – Ipiranga – CEP: 04266-000
Tel: 5596-9616

Coordenadoria Hospitalar Municipal
Compreende os Hospitais e Prontos Socorros
Humanização – Voluntariado da Saúde
Rua Frei Caneca, 1402 -  Consolação
Tel: 3148-4700