Situações Passíveis de Denúncia em Vigilância de Saúde do Trabalhador

 Constituem-se situações sujeitas à denúncia na Vigilância em Saúde do Trabalhador

Aquelas potencialmente geradoras de risco à saúde ou de acidentes e doenças adquiridas nos ambientes e condições de trabalho.

Fatores do processo/ ambiente/ condições de trabalho, geradores de agravos à saúde e acidentes de trabalho:

  • Antropométricos:

Aspectos relacionados às dimensões do corpo humano (antropometria) – São as medidas do corpo humano utilizadas para projetar os postos de trabalho (arranjo físico, mobiliário, instrumentos, ferramentas e máquinas). No ambiente de trabalho pode-se encontrar mobiliário inadequado ou com falta de dispositivo de regulagem de altura, encosto e assento ou dispositivos em condições precárias de uso ou ferramentas inadequadas, máquinas com dificuldades de alcance e manipulação, controles mal posicionados, enfim quando não são respeitadas as dimensões para o uso do ser humano (altura, comprimento, profundidade, peso).

  • Layout ou Leiaute:

Os espaços reduzidos, mal dimensionados ou com obstáculos para circulação.

  • Biomecânicos

Diz respeito à postura adotada para execução do trabalho, à força utilizada para sustentar, carregar, puxar e empurrar objetos, a repetitividade (uso dos mesmos grupos musculares), à compressão dos segmentos corporais e vibrações.

  • Organização do trabalho

A organização do trabalho é determinada pelo planejamento, estruturação, execução e supervisão do trabalho.
Relaciona-se à pressão no trabalho, turnos alternados, restrição de idas ao banheiro, falta de pausas, metas inatingíveis e intangíveis, ritmo acelerado de trabalho, exigência de produtividade acima das capacidades dos trabalhadores, treinamento inadequado ou inexistente, entre outros.
Jornadas de trabalho prolongadas, horas extras excessivas também podem gerar doenças relacionadas ao trabalho, porém a competência para tratar destas matérias é do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

  • Químicos

Relacionam-se às substâncias pertencentes a diversos grupos químicos presentes no ambiente de trabalho. As substâncias químicas se apresentam na forma pura ou em misturas como névoa, neblina, vapor, gás, poeira e fibra, que podem provocar efeitos agudos e crônicos dependendo da substância, do tipo e tempo de exposição e do órgão acometido. Como por exemplo, chumbo, agrotóxicos, solventes orgânicos, metais, sílica, amianto, etc.

  • Físicos

Ruído no trabalho acima de limites legais, temperaturas extremas, desconforto luminoso, vibração localizada ou de corpo inteiro, radiações ionizantes (raios-X, alfa, etc) e não ionizante (microondas, laser, etc), que podem provocar efeitos agudos e crônicos dependendo do nível e tempo de exposição.

  • Biológicos

São bactérias, vírus, protozoários veiculados por manipulação direta ou ar, substâncias e produtos de origem vegetal e animal.

  • Mecânicos

São máquinas, ferramentas e equipamentos sem proteção adequada contra acidentes.

  • Cognitivos

Uso excessivo da memória, exigência alta de concentração, execução concomitante de múltiplas tarefas. Sofrem interferências decorrentes da organização do trabalho, das condições de iluminamento, acústicas e temperaturas desfavoráveis, das exigências das tarefas etc.