Educação Permanente em Saúde do Trabalhador

Saiba mais

A Saúde do Trabalhador do Município de Saúde, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), vem investindo no matriciamento em Saúde do Trabalhador junto à Rede de Atenção à Saúde (RAS), com o intuito de implementar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), por meio de ações educativas voltadas aos profissionais da rede atenção à saúde e ao controle social, no sentido de garantir a efetividade das ações voltadas à saúde no trabalho nos territórios, que para tanto, requer a incorporação sistemática de ações na atenção básica, sendo o apoio matricial uma estratégia potente para sua viabilização.

Matriciamento: O matriciamento consiste em um arranjo organizacional que visa outorgar suporte técnico-pedagógico em áreas específicas às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população.

Ações Educativas: Promoção de Cursos de Educação à Distância em Saúde do Trabalhador, fomento à implantação dos Fóruns Regionais de Matriciamento em Saúde do Trabalhador, oficinas temáticas em Saúde do Trabalhador e a Rede de Atenção Saúde.

Veja aqui as ações Educativas realizadas pela DVISAT:


 -Oficina para Estabelecimento de Nexo Causal em Saúde do Trabalhador (25/03/2024)

A oficina teve o objetivo de capacitar os profissionais dos CRST e demais Unidades de Saúde da Rede que atuam na Assistência para o correto estabelecimento de Nexo Causal em Saúde do Trabalhador.

-Acesse aqui a apresentação do curso (clique para fazer download)  

 


- Curso EAD de Saúde do Trabalhador na Rede de Atenção à Saúde

O curso EAD é realizado desde o ano de 2015, e tem o objetivo de formar os trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde e representantes do Controle Social para desenvolverem ações de prevenção e promoção em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Município de São Paulo.

  

Veja aqui como foi a abertura do curso no ano de 2023

 


- Formação em Saúde do Trabalhador para o Controle Social

Curso realizado no ano de 2023, organizado pela Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Dvisat), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), o evento de formação dos conselheiros dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRSTs), da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (Cist) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS).