Divisão de Vigilância de Zoonoses celebra 50 anos de atuação na Saúde Pública da capital.

No dia 13 de novembro, a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) atinge um marco importante de meio século de compromisso com a saúde pública na capital paulista.



50 ANOS DVZ


                A história da Divisão de Vigilância de Zoonoses de São Paulo começou em 13 de novembro de 1973, com a criação do Centro de Controle de Zoonoses pelo decreto municipal 10.453. Atualmente integrada à Coordenadoria de Vigilância em Saúde, a divisão surgiu com o objetivo inicial de combater a raiva e as doenças transmitidas por ratos na cidade, unificando dois serviços já existentes: o serviço de prevenção da raiva, estabelecido em 1968, e o serviço de controle de roedores, criado em 1972. 

 

Além das atribuições originais, ao longo dos anos, as atividades e equipamentos do centro evoluíram para acompanhar as mudanças na cidade de São Paulo e nas práticas de controle de zoonoses. O centro de controle de zoonoses passou a lidar com diversas outras zoonoses, como leptospirose, toxoplasmose, brucelose, tuberculose em animais, peste, salmonela, febre maculosa e outras doenças transmitidas por animais. Sua missão era e ainda é erradicar essas doenças que afetavam tanto os humanos quanto os animais.  

 

 

Em 1985, a DVZ conquistou reconhecimento internacional ao ser designada como centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para treinamento e pesquisa em zoonoses urbanas, um marco relevante na trajetória da instituição. 

A vigilância de Zoonoses desempenha um importante papel na estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente na proteção e promoção da saúde pública.  

As contribuições para a saúde pública são realizadas por equipes multiprofissionais, que atuam cotidianamente desenvolvendo ações de prevenção, proteção e promoção à saúde, que visam buscar a harmonia entre pessoas, animais e o meio ambiente, uma abordagem de Saúde Única (One Health). 

A DVZ continua desempenhando um papel importante na saúde pública, com equipes multiprofissionais atuando em várias frentes, incluindo vigilância epidemiológica, vistorias sanitárias, vacinação e recolhimento de animais das vias públicas, entre outras atividades

 

 

.