Cryptococcus neoformans - Cápsula evidenciada por contraste com tinta nankin
O que é?
É uma infecção causada pelo fungo Cryptococcus neoformans; acomete o homem e outros mamíferos.
Transmissão
É uma doença oportunista adquirida por inalação dos propágulos do fungo, que se encontram principalmente em acúmulos antigos de fezes de pombo. A manifestação da doença depende do sistema imune da pessoa, podendo ficar latente ou tornar-se sistêmica, causando meningoencefalite criptocócica. Tem alta incidência em pessoa com Síndrome de Imunodeficiência Adquirida-AIDS.
Prevenção:
- Não permitir a domiciliação de pombos e morcegos nas residências;
- Caso existam morcegos no telhado, porão ou sótão, esperar que estes animais saiam para se alimentar ao entardecer, fazendo então a vedação de frestas ou espaços que conduzam ao abrigo durante o início da noite. Retirar a vedação ao entardecer do dia seguinte para que morcegos que eventualmente tenham ficado no abrigo possam sair, vedando novamente ao anoitecer. Repetir o procedimento três vezes de forma a se certificar que nenhum animal restou no local.
- No caso de problemas com pombos, elimine toda possível fonte de alimento e abrigo. Coloque barreiras físicas em locais onde eles costumeiramente empoleiram, tais como beirais e sacadas, entre outros;
- Caso haja acúmulo de fezes de morcegos ou pombos, umedecer as fezes antes de limpá-las para evitar a formação de poeira contaminada com o fungo que possa ser inalada. . Utilize um respirador facial do tipo PFF2 (descartável); caso não seja possível, amarre um lenço úmido duplo cobrindo a face (nariz e boca);
- Não adentre cavernas desconhecidas ou que não estejam liberadas para visitação e locais com acúmulos de fezes de morcegos, pombo e outros pássaros.
Sintomas
A forma sistêmica:
- febre;
- fraqueza;
- dor no peito;
- rigidez de nuca;
- dor de cabeça;
- náusea;
- vômito;
- sudorese noturna;
- confusão mental;
- alterações de visão;
- pode haver comprometimento ocular, pulmonar e ósseo.
A forma cutânea:
- Aparecimento de várias lesões avermelhadas, semelhante à espinha;
- Erupções cutâneas vermelhas em uma região específica ou por todo o corpo;
- Ulcerações ou massas subcutâneas, semelhante a tumores.
Veja também:
- Conheça mais sobre o
- Preço dos Exames Laboratoriais;
PROFISSIONAIS: