Diagnóstico ambiental de Angiostrongylus costaricensis e Angiostrongylus cantonensis

 

 

O que é?

 

Angiostrongylus cantonensis e Angiostrongylus costaricensis são parasitas nematóides causadores da meningoencefalite eosinofílica e da angiostrongilíase abdominal em humanos, respectivamente. O ciclo de vida desses parasitas envolve roedores como hospedeiros definitivos e moluscos de diversas espécies, incluindo Achatina fulica (popularmente conhecido como caramujo gigante africano), como hospedeiros intermediários.

Transmissão

O homem é um hospedeiro acidental, que se infecta quando ingere moluscos crus ou mal cozidos. Pode infectar-se, também, ao consumir verduras ou frutas cruas mal higienizadas, contaminadas com secreções de moluscos infectados.

Prevenção

  • Não ingerir moluscos (lesmas e caramujos), camarões de água doce, caranguejos, sapos e lagartos crus ou malcozidos (apesar de menos frequente, estes animais têm potencial para manter o parasita), além de vegetais e legumes mal lavados; 
  • Lavar bem as mãos e utensílios após preparar alimentos. (Fonte: CDC, 2018)

 

Veja também

 

PROFISSIONAIS:

 

Diagnóstico laboratorial

 

  • Método de Rugai modificado (realizado em moluscos coletados vivos, para verificar a presença de larvas dos parasitas em questão);
  • Reação em Cadeia pela Polimerase (PCR – Polymerase chain reaction) – realizada nas larvas encontradas, para diferenciar as duas espécies causadoras de doenças humanas.

Resultado: até 30 dias, dependendo do número de moluscos coletados na área de infestação.

Envio correto de Material

Utilizando luvas de procedimento, coletar de um a três animais, coloca-los em um frasco com tampa que vede bem, contendo pequenos furos. Deve-se colocar um pedaço de papel umedecido ou um pedaço de folha de vegetal do local da coleta. Encaminhar o(s) molusco(s) vivo(s) para o LABFAUNA, no mesmo dia, para identificação da espécie e encaminhamento para exame laboratorial.

 

 

Toxoplasmose           Início           Diagnóstico ambiental