Perguntas e Respostas sobre Morcegos

Quais tipos de morcegos vivem na área urbana?

Na área urbana da cidade de São Paulo, como em outros municípios brasileiros existe a presença de morcegos. Os morcegos tem hábitos noturnos e se alimentam principalmente de insetos, frutas, partes florais e néctar de flor.

Onde vivem os morcegos?

 Os que se alimentam de insetos vivem abrigados em forros, vãos entre paredes de residências e prédios, caixas de persianas etc.

Os que comem frutas permanecem, durante o dia, pendurados em copas fechadas de árvores e os que se alimentam de néctar de flor, normalmente são encontrados nos porões ou cômodos pouco usados das casas.

Os morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue de animais ou humanos, vivem em grandes áreas de mata, e no município de São Paulo podem ser encontrados em locais como a área de proteção ambiental (APA) do Iguatemi, do Carmo, do Bororé, do Capivari-Mono, Parque Anhanguera, Parque da Cantareira, entre outros. Nestes locais os morcegos se alimentam de sangue das espécies silvestres que também habitam estas áreas.

Podemos eliminar os morcegos?

 Não. Os morcegos acima citados são mamíferos considerados úteis ao homem e à natureza devendo ser preservados. Além disso, fazem parte da fauna brasileira e, portanto, protegidos pela Lei Federal nº 9605 de fevereiro de 1998. (Lei do Meio Ambiente).

Caso você tenha morcegos se abrigando em sua residência ou esteja se alimentando em árvores frutíferas nas redondezas, abra uma solicitação de SAC para receber orientação técnica especializada.

Em que situação há risco de transmissão de doenças?

 Qualquer tipo de morcego, independente de seu hábito alimentar ADOECE E PODE TRANSMITIR A RAIVA.

A transmissão da raiva para pessoas ou animais pode ocorrer no caso de mordedura, arranhadura ou contato direto com o morcego doente.

Em caso de pessoas que adentram áreas de mata à noite, estas podem servir como fonte de alimento para estes animais, com risco de contrair a raiva, além de se exporem a outros riscos.

O que fazer caso encontrar um morcego caído no chão ou que adentrou em sua residência?

 Nunca colocar a mão, sem proteção, diretamente no morcego.

Tentar imobilizá-lo colocando sobre ele, um balde, um pano ou uma caixa, e chamar a Divisão de Vigilância de Zoonoses pelo telefone 156. Abrir um SAC de remoção de morcego. Este serviço funciona 24hs.

O que fazer em caso de agressão ou contato direto de pessoas com morcego?

 Caso você entrou em contato direto com morcego, foi mordido ou arranhado deverá imediatamente procurar orientação médica nas Unidades de Saúde ou no Instituto Pasteur.


O que fazer em caso de agressão ou contato direto de animais domésticos com morcego?

Caso seu animal entrou em contato direto com morcego, foi mordido ou arranhado você deverá imediatamente levá-lo ao Médico Veterinário ou entrar em contato com o 156 para maiores orientações quanto à vacinação e observação do animal.