Escola Amiga dos Animais

O investimento em programa educativo para que o tema “guarda responsável” possa ser amplamente disseminado junto à sociedade é prerrogativa para a formação de tutores conscientes; o que resultará, a médio e longo prazo, na redução do abandono de animais, da reprodução descontrolada e da falta de cuidados básicos como vacinação e atendimento veterinário.

Pensando nisso, a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP) criou o projeto Escola Amiga dos Animais que tem como objetivo principal conscientizar crianças e estimular as escolas atuarem como multiplicadoras deste tema de tamanha relevância social.

O Programa tem três módulos e dura cerca de duas horas.

Módulo 1 – Conscientização sobre Adoção e Guarda Responsável
Módulo 2 - Apresentação do Centro Municipal de Adoção
Módulo 3 - Atividades interativas com os animais (cães e gatos e também os animais de fazenda, como cavalos e porcos).

O resultado tem sido promissor. As crianças interagem, questionam, aprendem e o que é ainda melhor: terminam a atividade engajados na construção de uma sociedade mais justa, onde haja empatia e compaixão também pelos animais.


PROJETO LEITURA

Dentre as atividades educativas, COSAP oferece ainda uma abordagem lúdica para estimular a relação das crianças com os animais.

Com o objetivo de ensinar os pequenos sobre o comportamento dos animais, em especial os alojados aqui à espera de adoção, a atividade promove ainda a socialização de cães e gatos (que antes não tinham contato com o público mirim), desenvolve a empatia da criança pelo animal escolhido para a atividade e ainda, estimula a leitura.

O projeto leitura impacta as crianças, encanta os professores e acalma os animais.

A escola recebe com antecedência fotos e histórico dos animais que participarão das atividades para que as crianças possam se familiarizar. No dia da atividade a criança já sabe para quem vai ler e conhece um pouco a história desse animal antes de chegar aqui. Embora sejam oferecidos livros infantis para leitura, muitas crianças acabam escrevendo uma história personalizada para esse dia tão especial.

Atividade é dividida em três etapas, com duração de 1h30

Fase 1 – Palestra “Comportamento Animal – Entenda o que são cão ou gato quer dizer”
Fase 2 – Atividade Interativa – Leitura
Fase 3 – Interação com os animais (cães, gatos e animais de fazenda)


Como funciona:
Para participar basta que a escola interessada entre em contato com a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico pelo e-mail cosap@prefeitura.sp.org.br para fazer o agendamento e receber todas as informações necessárias.
 

 

#pracegover na foto há diversos corações de papel coloridos com mensgens de adoção responsável em cima da grama