Castração gratuita no município de São Paulo

O Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos – PPCRCG é um serviço da Prefeitura Municipal de São Paulo oferecido à população desde 2001 (Lei Municipal nº 13.131/2001). Nesses anos de atuação mais de um milhão e quinhentos mil animais entre cães e gatos foram esterilizados cirurgicamente.

O programa prevê atendimento através de clínicas contratadas ou ainda, por meio de mutirões realizados em regiões de maior exclusão social. A estimativa anual é de mais de 100 mil castrações, podendo sofrer alterações em virtude da programação de ações especiais.
 

O serviço é gratuito e está disponível a todo munícipe residente na cidade de São Paulo que possua animais de estimação.

 

Como funciona

CLÍNICAS VETERINÁRIAS

O atendimento pelas clínicas veterinárias contratadas é realizado mediante cadastro prévio dos interessados, que devem obter o Termo de Encaminhamento e escolher a clínica mais próxima à sua residência, para a realização das cirurgias de esterilização. O tempo médio de atendimento pode variar de acordo com a Clínica escolhida. Clique aqui para ter a estimativa de prazo

Você pode obter o Termo de Encaminhamento de duas formas: presencialmente ou online.

Presencial

Consulte as praças de atendimento disponíveis, horário de funcionamento e realize o agendamento do atendimento presencial, se necessário.
Compareça à unidade portando os documentos obrigatórios. Nessa etapa não é necessário levar o animal. Depois do Termo emitido, é só aguardar o contato da Clínica para o agendamento e as orientações gerais.


Online

O processo é simples e o primeiro passo é buscar o serviço "Castração de cães e gatos" no menu do Portal SP 156 e fazer seu cadastro. Em seguida basta preencher um formulário online informando os dados do animal que deseja castrar. Você também precisará enviar pelo próprio sistema os documentos obrigatórios para solicitação do serviço. Depois disso é só aguardar o contato da clínica para o agendamento e as orientações gerais. 

Documentos obrigatórios:

- Documento oficial com foto, constando RG e CPF do responsável pelo animal;

- Comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 90 dias) em nome do responsável pelo animal;

- Comprovante de vacinação contra raiva, quando houver. 

MUTIRÕES

Os mutirões abrangem regiões classificadas como prioritárias, de acordo com critérios epidemiológicos, demográficos e sociais, destinado a atender a população de maior vulnerabilidade social e, portanto, menor acesso a serviços médicos veterinários.

Acontecem em duas frentes:

1- Realizada por ONGs contratadas em unidades escolares, associações de bairro, entre outros, que concedem o espaço para a realização dos procedimentos cirúrgicos de esterilização.

2- A segunda modalidade é a esterilização cirúrgica por meio de unidades móveis - serviço popularmente conhecido como CASTRAMÓVEL. Como os mutirões são itinerantes, a população da região contemplada é informada com uma semana de antecedência. As entidades responsáveis pela inscrição e castração do animal realizam ampla divulgação por meio de panfletos, cartazes, faixas, entre outros, na comunidade local. A inscrição para a cirurgia do animal acontece antes da data do mutirão, onde o munícipe recebe todas as orientações sobre o procedimento cirúrgico e a necessidade do Registro Geral do Animal (RGA). O munícipe deve apresentar o documento de identidade, o CPF e o comprovante de endereço. No ato da inscrição não é necessária a presença do animal

#PraCegoVer: Gráfico  com o número de castrações realizadas no município nos últimos onze anos: 2010 (52.270), 2011 (111.836), 2012 (115.149), 2013 (116.985), 2014 (71.874), 2015 (96.683), 2016 (89.840), 2017 (95.243), 2018 (103.844), 2019 (103.823), 2020 (60.781), 2021 (98.616) e 2022 (102.755).