Ouvidoria Central da Saúde

Programa Mãe Paulistana - Dúvidas

- O que é o Programa Mãe Paulistana?
A Rede de Proteção Mãe Paulistana é um programa da Prefeitura da Cidade de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, que visa o desenvolvimento de ações e serviços de promoção, prevenção de doenças e assistência médica da gestante e do recém-nascido. As gestantes inscritas no programa terão acesso a todos os exames necessários e recomendados pela Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, incluindo a ultra-sonografia. O mesmo acontecerá no acompanhamento do recém-nascido até o primeiro ano de vida. Além disso, o programa prevê ainda para as gestantes inscritas e acompanhadas na UBS um Bilhete Único - Mãe Paulistana com créditos suficientes para os dias de consultas, um enxoval básico para o recém-nascido e a carteira com foto da criança no hospital.

- Quem pode participar do Programa Mãe Paulistana?
Todas as gestantes residentes no município de São Paulo.

- Não sou gestante, mas meu filho(a) é recém-nascido(a). Posso participar do Programa Mãe Paulistana?
Sim. Você poderá entrar na fase do planejamento familiar e fazer os exames necessários (mãe e recém-nascido). Para isto, basta se inscrever na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

- Quantas tarifas já estão inclusas no Bilhete Único - Mãe Paulistana?
A quantidade de tarifas disponibilizadas no Bilhete Único - Mãe Paulistana é definida caso a caso pela Unidade Básica de Saúde (UBS), de acordo com a necessidade de cada gestante. Não há quantidade mínima ou máxima.

- Como é feita a distribuição de enxovais do Programa Mãe Paulistana?
Não é uma distribuição de enxovais. Somente a gestante inscrita no Mãe Paulistana, que cumpriu e realizou corretamente todos os exames, terá direito ao enxoval do bebê assim que ele nascer.