Canal Cidadão - Rede São Paulo Saudável

NUPES/ SMS-G

 

 

 

Desde 2008, a SMS conta com um Canal Corporativo de TV - Rede São Paulo Saudável, que tem por objetivo transmitir sua programação para aproximadamente 1.000 equipamentos de saúde entre Hospitais Municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Atendimento Médico Ambulatorial (AMA).

Com estúdio localizado no prédio onde funciona a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, todo o material gravado é veiculado no Canal Cidadão, direcionado para informação da população das unidades de saúde que, em geral, estão aguardando atendimento ou acompanhando as consultas e procedimentos. Um monitor de TV foi instalado em cada sala de espera destas unidades.

 

Linha direta com o usuário dos serviços de saúde:

A programação do Canal Cidadão conta com inúmeros programas de cunho educativo e de prevenção com foco na informação em saúde. Os programas são idealizados e gravados pelos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde com a coordenação de uma jornalista responsável e, tratam de assuntos de saúde pública relevantes, com linguagem acessível para o público leigo.

O Programa “Momento Saúde” surgiu em Setembro de 2009 exatamente com o propósito de tratar assuntos de saúde pública relevantes, com linguagem acessível para o público leigo, mas com o diferencial da interação em tempo real, ou seja, o cidadão que aguarda atendimento na unidade de saúde pode fazer perguntas sobre o tema que está sendo veiculado ao vivo - que chegam através do telefone divulgado durante o programa, esse telefone aceita ligações a cobrar - e ouvir a resposta pela TV instalada na própria unidade, estabelecendo-se assim uma relação direta entre a população e os profissionais da área da Saúde.

 

Objetivos e Propósitos

  • Abordar temas de interesse para a população, visando a informação e a prevenção,

  • Permitir uma interação entre a população, as Unidades de Saúde e profissionais da Secretaria Municipal,

  • Promover integração dos vários setores da SMS como Saúde da Mulher, Nutrição Paulistana, Programa Proibido Feridas, COVISA, DST/Aids, Comurge, SAMU, entre outros,

  • Abordar temas relativos às situações sazonais ou datas comemorativas como Calendário de Vacinação, o Dia Mundial de Combate à AIDS, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, entre outros.

 

Por que ao vivo?

Optou-se por um programa ao vivo, com duração máxima de uma hora, onde um tema - previamente informado por meio de comunicados, intranet e newsletter para as unidades – é abordado por meio de entrevistas com participação de um entrevistador e de um especialista no assunto de interesse, preferencialmente profissionais da rede municipal de saúde.

Dessa maneira, ao longo dos programas ao vivo, as entrevistas tomam como base as perguntas dos usuários em relação ao tema. Perguntas estas que chegam pelo telefone divulgado durante o programa, esse telefone aceita ligações a cobrar, o que facilita a comunicação entre a população e a nossa equipe de produção que fica dentro do estúdio. Essas perguntas são encaminhadas ao apresentador do programa Momento Saúde e em poucos minutos o cidadão vê sua dúvida, em relação ao tema apresentado, ser resolvida de maneira direta e objetiva.

Com 300 programas ao vivo já realizados, diversos temas já foram ao ar ao longo desses anos, entre eles: hipertensão arterial, hanseníase, diabetes, acidente vascular cerebral, leptospirose, câncer bucal, tabagismo, pé diabético, fissura labiopalatal, saúde da população negra, hepatite, câncer de mama, AIDS, SAMU, efeitos do clima na saúde, combate e prevenção das pragas urbanas, prevenção de acidentes com crianças, queda de idosos, acidentes de trânsito, enchentes e deslizamentos, dicas de verão, intoxicação alimentar, perigos da automedicação, câncer bucal, dengue, dia mundial do câncer, planejamento familiar, saúde mental, doença pulmonar crônica, câncer de mama, osteoporose, castração de animais, varizes, pragas urbanas, entre outros.

 

Aprendizado com a vivência

Os programas estiveram voltados aos questionamentos diretos da população os quais por vezes se diferenciaram do convencionalmente esperado. O trabalho possibilitou maior integração e divulgação dos diferentes setores da secretaria além de favorecer mudança nos padrões convencionais de promoção e educação em saúde o que nos faz refletir sobre novas estratégias com este fim.

A programação do Canal Cidadão conta ainda com os seguintes programas:

  • Minuto Saúde: dicas de prevenção e cuidados de vários assuntos relacionados à saúde.

  • Questão de Saúde: fomos às ruas de São Paulo gravar com a população as principais dúvidas em relação a temas de saúde. No estúdio um profissional de cada área médica gravou a resposta dessa dúvida.

  • Plantão da Saúde: telas informativas sobre os principais serviços da Secretaria Municipal de Saúde. Quando procurar uma AMA, que serviços são oferecidos nas UBS’s, o que é AMA Especialidades, entre outros.

  • Notícias do Dia: as principais informações sobre serviços e saúde estão no Notícias do Dia, notas rápidas sobre assuntos da atualidade sempre com foco em saúde e qualidade de vida.

  • Rede Cidadania: informa os principais serviços disponibilizados pela prefeitura de São Paulo e os telefones de contato de todos eles.

  • Pausa Cultural: os programas falam sobre artistas famosos e contam a suas trajetórias: Beethoven, Tarsila do Amaral, Jorge Amado, entre outros.

  • Dicas Saudáveis: informações sobre saúde, reciclagem e qualidade de vida, cerca de 100 dicas que ajudará o público a esclarecer as principais dúvidas sobre os assuntos.

  • Culinária Saudável: receitas rápidas e nutritivas – os programas ensinam a fazer pratos saudáveis.

  • SAMU - Primeiros Socorros:

    1. O que é o SAMU e quando solicitar?

    2. Em caso de Desmaio – o que fazer?

    3. Em caso de Engasgo – o que fazer?

    4. Em caso de Convulsão – o que fazer?

    5. Em caso de Parada Cardíaca – o que fazer?

    6. Em caso de Ferimentos – o que fazer?

  • TV Desenvolver (TVD): programa veiculado ao vivo, fruto de uma parceria entre o Canal Cidadão e a TVD da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. Dicas sobre reciclagem profissional, vagas e cursos disponíveis nos CAT’s, Educação Financeira, entre outros temas.

  • Campanhas Educativas: o Canal Cidadão já produziu mais de 90 campanhas dos mais diversos temas que estão na programação. Entre os temas abordados estão Dengue, Fumo, Métodos Anticoncepcionais, Respeito no Trânsito, DST’s.Remédio em Casa, Bolsa Família, Nutrição, Cuidados com o Diabetes, entre outros.

Sabendo que atualmente a informação pode ser uma grande aliada na prevenção de doenças, o Canal Cidadão da Rede São Paulo Saudável é uma ferramenta de informação em saúde para a população paulistana.

Nossa meta é a promoção da saúde em todas as faixas etárias.