Área de Neoplasias Ginecológicas

Programa Oncologia Paulistana

O que é o programa?

Eacute; o desenvolvimento de projetos para os diversos níveis de atenção à saúde, que possibilitem o controle dos cânceres ginecológicos, prioritariamente, os mais incidentes, como o câncer de mama e de colo uterino, definidos por linhas de cuidado integral.

Base Legal

Portaria nº 741, de 19 de dezembro de 2005, do Ministério da Saúde, que normatiza a Política Nacional de Atenção Oncológica;

Lei Municipal nº 14.074, de 21 de outubro de 2005, que instituiu, no âmbito de cada UBS, a prevenção dos cânceres ginecológicos e de mama.

Ações Propostas

Vinculados ao Programa Convênios Filantrópicos, os projetos de oncologia vêm sendo desenvolvidos junto às seguintes instituições:

Hospital Sírio Libanês 

Convênio filantrópico que estabelece referência ambulatorial de mastologia para realização de diagnóstico de câncer de mama, tratamento cirúrgico adequado dos casos diagnosticados e radioterapia intra-operatória quando indicada.

Todos os casos encaminhados, investigados e tratados, devem obedecer a protocolos que facultem a coleta de dados clínicos e epidemiológicos, os quais proporcionem definir ações relacionadas ao controle do câncer de mama e da própria paciente.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz 

Convênio filantrópico que estabelece linha de cuidado integral, do rastreamento ao tratamento adequado no controle do câncer de mama para mulheres SUS dependentes de uma região pré-determinada do município de São Paulo. Os casos suspeitos serão encaminhados para avaliação e investigação diagnóstica adequada na referência implantada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). Aos casos positivos será disponibilizado o tratamento adequado (cirurgia, radioterapia e quimioterapia).