Prefeitura entrega UPA Rio Pequeno nesta quinta-feira (25)

Essa é a 26ª Unidade de Pronto Atendimento da capital e está localizada no bairro do Butantã. Na ocasião, foi entregue também uma unidade do Samu

Ampliando a rede de equipamentos existentes na cidade de São Paulo, a Prefeitura da capital entregou a 26ª Unidade de Pronto Atendimento da capital, a UPA Rio Pequeno, sendo essa a 23ª entregue desde 2017 no munícipio. Também foi entregue uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), durante a ação Prefeitura Presente Butantã, na região do Butantã, contando com a presença do prefeito Ricardo Nunes e do secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
 
Com um quadro de 469 funcionários, o equipamento atenderá nas especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia, psiquiatria e odontologia. A UPA Rio Pequeno realiza atendimento de urgência e emergência, contando com cinco leitos de urgência, dois para choque, 14 leitos de observação adulto, quatro leitos de observação infantil, além de isolamentos adulto e infantil. 
 
“Estamos inaugurando hoje a 26º UPA e até o final do ano vamos inaugurar mais oito”, disse o prefeito Ricardo Nunes. “A gente vai poder dar dentro da cidade de São Paulo um atendimento primário muito importante no atendimento de emergência”, completou.
 
O investimento na unidade foi de R$ 17.974.825,49 entre construção, mobiliário e equipamentos, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de Parceria Público-Privada (PPP); o custeio mensal é de R$ 5.970.882,76. 
 
“A gente não avança só construindo, a gente avança também na linha de cuidado. Essa UPA vai ter atendimento de infarto do miocárdio, porque esse é o único prefeito que disponibiliza recurso para a compra de trombolítico, que já salvou milhares de pessoas, além de diminuir a mortalidade de infarto do miocárdio de 30% para 4%, reconhecido pela sociedade de cardiologia do Brasil”, disse o secretário Zamarco, que citou ainda outras melhorias na região. “A prefeitura está construindo uma outra UPA onde hoje é o PS Bandeirantes numa estrutura que existe há mais de 20 anos. O prefeito autorizou o aumento de 65 leitos para 200 leitos no hospital Mário Degni, que está a uma quadra daqui”.
 
A estrutura do local conta com seis consultórios médicos, quatro salas de classificação de risco, consultório de ortopedia, consultório odontológico, salas de medicação (adulto e infantil), salas de inalação (adulto e infantil), serviço social, sala de gesso/sutura, sala de coleta e de enfermagem. Além disso, conta com apoio ao diagnóstico e terapêutico com raio-X, tele-cardio, raio-X odontológico, ultrassom e laboratório.
 
“Nós estamos entregando um equipamento de excelência. É um equipamento que vem com um diferencial de ter um laboratório acoplado, ou seja, as pessoas não terão que esperar o resultado dos exames chegarem, porque eles serão feitos aqui mesmo na UPA. Essa é a primeira UPA inaugurada já com essa tecnologia que vamos expandir para a cidade toda”, disse a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino.
 
No evento, prefeito e secretário entregaram ainda uma unidade descentralizada do Samu, que funciona durante 24 horas no mesmo terreno da UPA. “Tem aqui um Samu 24 horas para atender à população. A gente colocou mais 20 ambulâncias no Samu, para diminuir o tempo de atendimento. Se a população precisar, hoje o Samu vai chegar mais equipado e em tempo menor para atender”, reforçou o prefeito.
 
A região da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Butantã conta com 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), três Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, uma AMA, três Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco), um Centro Especializado Odontológico (CEO), um Centro Especializado em Reabilitação, o Hospital Municipal e Maternidade Mário Degni, um Hospital Dia, um Pronto-socorro, uma Unidade de Referência em Saúde do Idoso (Ursi), entre outros serviços. 
 
No território da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste, estão em construção ainda a UPA Lapa, e as UBSs Malta Cardoso II e Caju, previstas para este ano; além das novas instalações das UBSs Vila Ipojuca e Real Parque, previstas para o primeiro semestre de 2025. Está prevista ainda a reforma do Pronto-socorro Dr. Caetano Virgílio Neto, com início no segundo semestre desse ano.
 
A UPA está localizada na rua José Vicente da Cruz, 90 – Vila Antônio e será gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM- PAIS) e funcionará todos os dias, 24 horas.
 
Outras visitas
Durante a agenda do Prefeitura Presente Butantã, o secretário Zamarco visitou as unidades da UBS Malta Cardoso, UBS Real Parque e UBS Rio Pequeno, além das  obras das UBS Malta Cardoso e Real Parque.
 
Link para as fotos do Prefeitura Presente: https://drive.google.com/drive/folders/1d_KvwGqx1VrPhGagOfaS5e_UhxJWU3je?usp=sharing