Confira dúvidas de munícipes recebidas pelas redes da SMS

Técnicos respondem às questões relacionadas aos serviços da rede municipal

Todos os dias, as redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebem dúvidas de munícipes, que perguntam sobre os mais variados assuntos relacionados à Saúde. A seguir, compilamos cinco questões sobre temas como castração de animais, Centros de Referência em Dor Crônica e serviço hormonização, entre outros, recebidas ao longo do mês de abril. Confira as respostas.

1. Como faço para castrar o meu animal de estimação?
O serviço de castração é gratuito e está disponível a todo munícipe residente na cidade de São Paulo que possua animais de estimação. O processo de solicitação é simples e o primeiro passo é buscar o serviço "Castração de cães e gatos" no menu do Portal SP 156 e fazer seu cadastro. Em seguida basta preencher um formulário online informando os dados do animal que deseja castrar. Você também precisará enviar pelo próprio sistema os documentos obrigatórios para solicitação do serviço. Acesse o portal aqui. Depois disso é só aguardar o contato da clínica para o agendamento e as orientações gerais. Veja mais aqui.

2. Como consigo saber qual é a minha unidade de referência?
Para saber qual é a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de sua residência, acesse a plataforma Busca Saúde. Para realizar o cadastro na unidade, compareça com o seu cartão SUS e o comprovante de endereço.

3. Onde solicito encaminhamento para ter acesso aos serviços nos Centros de Referência da Dor Crônica (CRs Dor)?
O encaminhamento às unidades dos Centros de Referência da Dor Crônica são feitos, conforme a necessidade, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são as portas de entrada para o atendimento à população, na rede municipal de saúde da capital. Orientamos que busque sua unidade de referência para uma avaliação médica.

4. Onde registrar uma solicitação de vistoria em local com água parada?
Para solicitar uma vistoria em um local de possível foco de dengue, você deve acionar o portal SP156. Durante a vistoria são fornecidas orientações preventivas e caso seja necessário, outras medidas podem ser tomadas. Você também pode enviar uma mensagem para o WhatsApp do 156 (11 937123805) com os dados do local do possível criadouro.

5. Como posso ter acesso ao serviço de hormonização pelo SUS?
Para ter acesso ao fluxo de hormonização na Rede SAMPA Trans, é necessário comparecer à sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Lá, você passará pelo acolhimento e será encaminhado para a Rede SAMPA Trans. Para descobrir qual é a sua unidade de referência, utilize a plataforma Busca Saúde.