AMA/UBS Cangaíba vacina alunos do bairro contra a febre amarela

Ação de prevenção acontece na Escola Estadual Professor Valace Marques

    Com a confirmação da morte de três macacos por febre amarela na capital – nos bairros São Domingos, Cangaíba e Parelheiros –, a AMA/UBS Cangaíba preparou uma força tarefa de prevenção com os alunos da Escola Estadual Professor Valace Marques, situada próximo ao local da epizootia nesta região. O objetivo é vacinar os alunos da unidade escolar que ainda não receberam a dose contra a doença, inclusive familiares e população em geral. A ação, que começou no dia 19 de junho, termina nesta quinta-feira (21). As pessoas podem se vacinar das 9h às 12h e das 14h às 17h.

      A iniciativa foi desenvolvida pelos profissionais da unidade Cangaíba, em parceria com a Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Penha e a diretoria da escola, que tem matriculados 740 alunos. A escola autorizou a instalação do posto volante de vacinação e contatou os pais dos estudantes sobre a ação de prevenção. Já no primeiro dia de vacinação a equipe de saúde da UBS já havia vacinado 190 pessoas.

Ação casa a casa

    Ainda para intensificar as ações de prevenção, 14 agentes de zoonoses e dois técnicos da UVIS Penha realizaram, na manhã desta quarta-feira (20), ação casa a casa em aproximadamente 760 domicílios, situados em um raio de 300 metros de onde o animal foi encontrado. Durante o trabalho, os agentes alertaram a população sobre a circulação do vírus da doença na região de Cangaíba, deram orientação sobre a importância da vacina contra a febre amarela e atualização de carteira vacinal, bem como entregaram filipetas sobre a disponibilidade da vacina na escola e nas unidades de saúde.

     A campanha de imunização contra a febre amarela começou no município em setembro do ano passado e imunizou 6,6 milhões de moradores até o último dia 13, o que representa cobertura de 56,8%, percentual bem abaixo da meta de 95%. No distrito Cangaíba já foram aplicadas 37.373 doses até o momento e em toda Penha, 259.786 doses, 54,8% da cobertura vacinal da região.

Campanha de vacinação

    A vacina estará disponível em todas as unidades da capital até 30 de junho e, para receber a dose, basta apresentar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS.

     Para saber qual a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência de seu endereço, basta consultar o Busca Saúde (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/).

    É importante lembrar que a vacina contra a febre amarela não é indicada para crianças menores de 9 meses de idade, gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pacientes com imunodepressão de qualquer natureza, como neoplasia (câncer), HIV, tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores) e pessoas submetidas a transplante de órgãos. Em caso de dúvida, é importante consultar a equipe de saúde da UBS ou seu médico antes de se vacinar.

Serviço
Vacinação contra a febre amarela na Escola Estadual Professor Valace Marques
Data: Aberta ao público até 21 de junho, 09h às 12h e das 14h às 17h
Endereço: Rua Gentil Braga, 701, Vila Buenos Ayres