Prefeitura mantém atendimento em 16 postos de vacinação neste sábado (18)

Unidades da zona Norte da capital estarão de plantão das 8h às 17h; campanha contra febre amarela já vacinou 892 mil pessoas na região

Os moradores da região do entorno dos parques do Horto, Cantareira e Anhanguera que ainda não se vacinaram contra a febre amarela poderão aproveitar o próximo sábado (18) para tomar a dose da vacina. Dezesseis postos de vacinação estarão abertos das 8h às 17h para atendimento ao público da zona Norte do município de São Paulo. Até quinta-feira (16), 892.072 pessoas receberam a dose contra a doença na região.

Participam da ação unidades da Vila Maria (AMA/UBS Integrada Vila Guilherme, Vila Medeiros e Jardim Brasil), Santana (AMA/UBS Integrada Lauzane Paulista e UBS Conjunto do IPESP), Jacanã/Tremembé (UBS Dr. José de Toledo Piza e Dona Mariquinha Sciascia), Cachoeirinha (UBS Vila Dionísia I e Vila Espanhola), Perus (AMA/UBS Integrada Parque Anhanguera e Perus), Freguesia/Brasilândia (AMA/UBS Integrada Jardim Ladeira Rosa e UBS Jardim Icaraí) e Pirituba (UBS Vila Pirituba e Domingos Mantelli, além de um posto volante no Jardim Rincão).

A campanha contra a febre amarela ganhou o reforço de quatro unidades nesta semana. A partir de quinta-feira (16), as UBS Chora Menino, Jardim Guanabara e Vila Progresso passaram a aplicar a dose contra a doença das 7h às 19h. Na sexta-feira (17), a UBS Vila Nivi será incluída na lista também com horário de atendimento ampliado. Com a atualização, a zona Norte conta agora com 58 postos de vacinação contra a febre amarela.

As unidades não funcionarão na segunda-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra e voltam a atender nos horários normais na terça-feira (21). A relação completa dos horários de atendimento por unidade pode ser conferida abaixo e no link:

Meta de vacinação


A ação preventiva na zona Norte de São Paulo começou em 21 de outubro após um macaco do tipo Bugio ter sido encontrado morto no Parque do Horto, e os exames laboratoriais das amostras do primata terem confirmado a presença do vírus da doença. Até o momento, foram confirmadas três mortes de macaco por febre amarela no município.

Na atual etapa, a intenção é vacinar um (1) milhão de pessoas que moram no entorno dos parques do Horto, Cantareira e Anhanguera.

A SMS já havia iniciado, anteriormente à confirmação das epizootias registradas no Horto Florestal e no Parque Anhanguera, ação preventiva de imunização no Distrito Anhanguera. Entre 11 de setembro e 23 de outubro, foram vacinadas outras 35.569 neste distrito.

Ação na Zona Leste


No feriado de quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vacinou 7.684 pessoas nos bairros Jardim Francisco e Piratininga, localizados no entorno do Parque Ecológico do Tietê. A estimativa é vacinar 11 mil moradores da região.

Aqueles que não conseguiram tomar a dose contra a febre amarela na ação de quarta poderão comparecer à UBS Jardim São Francisco, na rua Juriti Piranga, 195, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, até o dia 30 de novembro. Até o fim deste mês, os moradores desta região também poderão se vacinar aos sábados, na AMA/UBS Cangaíba, que fica na avenida Cangaíba, 3722, das 7h às 19h.

A medida preventiva na zona Leste foi anunciada na última sexta-feira (10) após exames laboratoriais confirmarem que um macaco morto no parque teve resultado positivo para febre amarela. O primata foi localizado em Cajamar, região metropolitana, e chegou doente ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres do parque.

O primata permaneceu todo o tempo em uma sala de recuperação de animais, isolada por telas tipo mosquiteiras nas janelas, não havendo, portanto, circulação do animal nas dependências do parque. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza monitoramento entomológico do parque desde abril deste ano e não foram encontrados os mosquitos Haemagogus e Sabethes, transmissores da febre amarela silvestre. O parque foi fechado temporariamente ao público de forma preventiva.
 

Confira os locais para receber a vacina contra a Febre Amarela.

Informações para a Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal da Saúde

(11) 3397- 2594/ 2370/ 2371 / 2372/ 2373/ 2374/ 2375 /2376