Saúde intensifica ações sustentáveis em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs) promove ações de conscientização, rodas de conversa e práticas sustentáveis ao longo do mês de junho

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove ao longo do mês de junho, atividades em alusão do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5). As ações, que seguem os eixos temáticos do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs), acontecerão em 326 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que contam com o programa, além de outros equipamentos da rede municipal de saúde, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Hospitais Dia (HD), entre outros.

Os eixos temáticos que integram o Pavs são: biodiversidade e arborização; água, ar e solo; gerenciamento de resíduos sólidos; agenda ambiental na administração pública; horta e alimentação saudável e revitalização de espaços públicos.

Ao longo do mês, serão realizadas palestras, exposições, oficinas sobre o gerenciamento de descarte de resíduos sólidos, revitalização de espaços públicos, rodas de conversa sobre biodiversidade, arborização, entre outras iniciativas. Além das ações voltadas à educação ambiental, haverá também práticas integrativas e complementares em saúde (Pics), como dança circular, zumba, coral, automassagem e apresentações musicais.

A programação também engloba conversas sobre hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis com uso de plantas alimentícias não convencionais (Pancs), feiras de sustentabilidade, palestras sobre o descarte correto de resíduos sólidos, além de plantio em pequenos espaços.

Pavs
O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Pavs), incorporado pela SMS em 2008, tem como um dos pilares as ações educativas que abordam hábitos alimentares saudáveis, como o consumo de hortaliças, aproveitamento integral dos alimentos, uso de ervas aromáticas para diminuição do consumo de sal e redução dos produtos ultraprocessados. O programa possui 130 hortas espalhadas nos territórios das seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) da cidade, beneficiando mais de 2 mil pessoas.

O objetivo do Pavs é incorporar questões ambientais nas ações de promoção da saúde das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), presentes nas regiões de maior vulnerabilidade social, fundamentada na prevenção de doenças e promoção da saúde.

Para Patrício Gomes Moreira, coordenador municipal do Pavs, o programa contribui na construção de políticas públicas integradas no município de São Paulo com ênfase nas questões ambientais de relevância na saúde da população. "O Pavs fortalece a intersetorialidade, fomenta o empoderamento e efetiva participação da comunidade, por meio de novas práticas de saúde que se traduzem em valores de responsabilidade cidadã na defesa da vida e do meio ambiente", disse o coordenador.

O principal papel é o cuidado à saúde individual e coletiva, com fomento às práticas mais sustentáveis. Nas UBSs, os profissionais podem utilizar as hortas como espaços antiestresse, para relaxamento e motivação profissional. Para a população, a integração do cidadão aos espaços públicos desperta o sentimento de pertencimento à cidade, a participação e empoderamento.